terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto Expertise iniciou formação para professores de CI 2º ano


Ambiente alfabetizador com letras, nomes e calendário

O Centro de Formação de Professores da SEMEC, de 14 a 17 de fevereiro, promoveu 12 encontros (4 horas) do Projeto Expertise em Alfabetização, sendo três por dia, com início às 7h30, 11h30 e 15h, nos quais participaram 154 professores de CI 2º ano. “Foi muito significativa a participação dos professores na formação. Isso marcou um bom início de ano letivo em 2011”, diz a coordenadora do Centro, professora Lorena Trescastro.

Na formação foi estudado o texto “O prazer da leitura”, de Rubem Alves, enfatizando que alfabetizar é mais que ensinar a ler, é tornar o aluno um leitor que gosta de ler. Foi feita breve exposição sobre o objetivo, as metas e a organização da formação continuada do Projeto Expertise em Alfabetização, em seguida foi firmado com os professores o contrato didático com as regras da formação e a leitura da carta compromisso escrita pelos professores.
Estudo de vídeo sobre avaliação

Para a orientação da maneira de realizar a avaliação mensal dos alunos, foi feito estudo do conteúdo do vídeo “Diagnóstico da alfabetização inicial”, sobre o tema carnaval, produzido pela Revista Nova Escola e de uma ficha didática para avaliação em matemática.

Para finalizar o encontro foi feito estudo e planejamento de sequência didática com o campo semântico: carnaval. “A ideia é cairmos no samba da aprendizagem”, diz Cilene Valente, uma das elaboradoras do material de estudo.
Estudo e planejamento em equipe

A próxima formação para os professores de CI 2º ano será de 14 a 17 de março, quando os professores trarão a avaliação da aprendizagem dos alunos em matemática, escrita de palavras e texto com os primeiros resultados do trabalho realizado neste início de ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certificados dos Encontros Formativos de 2023 - Centro de Formação de Educadores Paulo Freire

  LISTA DE CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO XX DIÁLOGO DE SABERES - 2023