quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Expertise em Alfabetização - Agosto

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LETRAMENTO SÃO TEMAS ESTUDADOS NO PROJETO EXPERTISE EM AGOSTO



E. M. Maria Luiza Pinto do Amaral, em 04.08


O Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu de 2 a 8 de agosto 9 encontros de formação do Projeto Expertise em Alfabetização, nas escolas municipais da SEMEC, com a participação de 180 professores de CI 1º ano e 35 coordenadores pedagógicos. Alfabetização matemática e letramento foram os temas estudados pelos professores na formação.


O encontro iniciou com as boas vindas às professoras no retorno das férias e a retomada da meta do Projeto Expertise em alfabetizar 100% dos alunos de CI matriculados na rede municipal de Belém, até o final do ano letivo em dezembro. Como atividade de acolhida e sensibilização, foi lido o livro Receitas de Olhar de Roseana Murray, em que cada professor selecionou e leu um poema. A leitura em voz alta para compartilhar o conteúdo de um escrito é uma prática da formação que aponta para a necessidade de que o professor também leia, em sala de aula, para seus alunos bons textos literários.

Para abordar práticas de letramento, foi feita com os professores a análise de textos produzidos por seus alunos, observando o que eles já sabiam e o que precisavam aprender. Nos textos, foram observados aspectos, como o gênero textual escolhido, a presença de título, coerência, coesão, concordância, pontuação, ortografia, margem e segmentação de palavras no texto. Os professores também relataram as práticas de letramento desenvolvidas em sala de aula para que os alunos produzissem texto, enfatizando o uso de livros infantis e do livro didático.


Como parte do estudo, os professores assistiram aos vídeos Escrita pelo aluno para aprender a escrever e Ditado para escriba: produção de texto oral com destino escrito (Nova Escola), a fim de pontuar as práticas de leitura e escrita de textos na alfabetização de crianças, seus aspectos e relevâncias. Depois, foi estudado, coletivamente, o texto Escrita de Texto na Alfabetização que apresenta uma sequência didática com propostas de atividades de leitura, escrita e produção de texto a serem realizadas com os alunos.


Na sequência, com a mediação dos formadores, foi preenchido e analisado o mapa da aprendizagem das turmas em escrita e matemática, a fim de refletir sobre o andamento de cada turma, em termos dos resultados da aprendizagem tendo em vista o alcance da meta de alfabetizar a todos. Para os alunos ainda não alfabetizados foi solicitado um plano de ação a ser executado no mês de agosto.


Como sugestão de atividade envolvendo a matemática, foi feita a simulação do jogo do repartir, cujo registro envolve o uso de numerais e operações matemáticas. As questões do teste de matemática, a ser realizado pelos alunos em agosto, foram analisadas pelas professoras apontando para a necessidade de realizar um trabalho sistemático com números e operações visando a alfabetização matemática das crianças.


Por fim, os professores elaboraram o planejamento de aulas com atividades de letramento e matemática a partir do estudo de propostas didáticas com o gênero lenda, no compêndio Expertise em Alfabetização: Formação de Professores.

Os próximos encontros de formação para os professores de CI 1º ano serão de 31 de agosto a 13 de setembro, às 8 horas, nas seguintes escolas, conforme cronograma abaixo:
31/08 - E. M Miguel Pernambuco
01.09 - E. M. Alfredo Chaves
01.09 - E. M. Paulo Freire
01.09 - E. M. Donatila Lopes
01.09 - E. M. Ruy Britto
01.09 - E. M. Maria Luiza
12.09 - E. M. República de Portugal
13.09 - E. M Walter Leite
13.09 - E. M. Ernestina Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certificados dos Encontros Formativos de 2023 - Centro de Formação de Educadores Paulo Freire

  LISTA DE CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO XX DIÁLOGO DE SABERES - 2023