LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: todos os fonemas são mágicos sinais...
De 20 a 22 de setembro aconteceu na UNAMA – Universidade da Amazônia – o 17º Fórum Paraense de Letras e a 15ª Semana Acadêmica de Pedagogia. A partir de conferências, mesas-redondas e comunicações de trabalhos, pesquisadores, professores e acadêmicos debateram o tema LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: todos os fonemas são mágicos sinais, inspirado no poema Canção para os Fonemas da Alegria, de Thiago de Melo.
De 20 a 22 de setembro aconteceu na UNAMA – Universidade da Amazônia – o 17º Fórum Paraense de Letras e a 15ª Semana Acadêmica de Pedagogia. A partir de conferências, mesas-redondas e comunicações de trabalhos, pesquisadores, professores e acadêmicos debateram o tema LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: todos os fonemas são mágicos sinais, inspirado no poema Canção para os Fonemas da Alegria, de Thiago de Melo.
No evento, que teve a Profa. Therezinha Gueiros como homenageada, foram feitas quatro comunicações pelo Centro de Formação de Professores, a saber: Projeto Expertise em Alfabetização, por Lorena Trescastro, Cilene Valente, Valéria Marques e Maricilda Barros; A produção de sequências didáticas no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, por Cilene Valente, Lorena Trescastro, Ângela Pereira e Rita Silva; Para gostar de ler... é preciso vivenciar!, por Vera Travassos, Maricilda Barros e Ana Maria Souza; A inserção dos alunos de 06 anos no Ensino Fundamental e o uso social da leitura e escrita, por Izabel Santos, Márcia Silva e Marinalva Costa.
Os trabalhos apresentados pela equipe da SEMEC, em interlocução com muitos outros, reafirmam a necessidade de se prosseguir estudando sobre letramento e educação. Isso porque se faz necessário propor ações no âmbito da gestão e da sala de aula para que sejam criadas condições didáticas que tornem as crianças de 6 a 8 anos leitoras e produtoras de textos.
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