terça-feira, 14 de agosto de 2012

Expertise em Alfabetização CI 1o ano - Agosto

Aconteceu de 06 a 09 de agosto, nas escolas municipais de Belém, o VI encontro de formação do Projeto Expertise em Alfabetização, para os professores de CI 1º ano.

O primeiro encontro, na segunda-feira, ocorreu das 8 às 12 horas, na Escola Municipal República de Portugal, sob a coordenação das professoras Marta Ferreira e Kátia Nina.

A formação iniciou com dinâmicas, explorando o crachá com o nome das professoras, o calendário e a leitura de um poema. As atividades vivenciadas trabalhando número de letras, sequência de consoantes e vogais, a leitura do poema e a escrita do glossário dos sentimentos que a leitura suscitou devem ser levadas para sala de aula.

Em seguida, foi feito o estudo do texto “Letramento e Alfabetização: pensando a prática pedagógica” do material do MEC, Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, 2007. Cada grupo fez uma pergunta para outro e dentre elas destacam-se as seguintes:

“Na prática de sala de aula, qual critério utilizar para a escolha de textos para os alunos?”, foi a pergunta de um grupo. “Conhecer as práticas sociais vivenciadas pelos alunos e oportunizar outras práticas para que a leitura seja algo que impulsione o aluno a uma mudança de patamar social”, respondeu a Profª Ana Paula (E.M. República de Portugal).

“Utilizar práticas de leitura de texto, garante que todos aprendam?”, foi a questão colocada ao grupo. “Tem que ter planejamento, dedicação, amor... Para ser alfabetizador tem que se identificar com o que faz”, respondeu a Profª Delma (U.P. Santa Rita).

Feitas as discussões a partir do estudo, partiu-se para análise dos resultados das aprendizagens dos alunos em escrita de palavras, texto e matemática. Observaram-se neste momento os avanços, as dificuldades e foram feitas as trocas pedagógicas com o relato das experiências em sala de aula. Com base nos resultados das avaliações, o grupo foi orientado a construir um dia de aula, com o campo semântico lendas, devendo usar o material do aluno como apoio, o qual foi distribuído aos professores.

Com foco na avaliação, no planejamento e nas práticas de alfabetização e letramento, foram realizados encontros na terça-feira, nas E. M. Walter Leite e Ernestina Rodrigues, na quarta-feira, na E. M. Miguel Pernambuco Filho, e por fim, na quinta-feira, nas E. M. Ruy Brito, Donatila Lopes, Maria Luiza Pinto do Amaral, Paulo Freire e Alfredo Chaves, proporcionando a formação mensal aos 240 professores das turmas de CI, tendo por meta a alfabetização dos alunos de 6 anos.

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