De 17 a 27 de fevereiro e de
10 a 13 de março, o Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu
encontros de formação continuada para professores alfabetizadores. Foram 12h de
formação para 600 professores do CI 1º, 2º e 3º anos, compreendendo a primeira
etapa da formação que prosseguirá, mensalmente, até o final do ano. A formação integra as ações do município de Belém no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Ministério da Educação.
Alfabetização, matemática
e letramento foram os temas estudados pelos professores na formação, porém a
realização e análise da avaliação diagnóstica dos alunos foram a tônica da
formação, que destacou a importância de observar o que o aluno já sabe e o que
precisa aprender como ponto principal para a organização do trabalho pedagógico
da sala de aula pelo professor.
Como parte do estudo, os professores receberam o
Compêndio: Atividades e jogos na aprendizagem de matemática, cujo conteúdo é
composto por jogos criados por professores das escolas municipais da SEMEC em
momentos de formação. A publicação oferece um conjunto de jogos e atividades
que são fundamentais para desenvolver o conhecimento matemático, além de
promover a cooperação, a integração e a afetividade valores essenciais para a
vida em sociedade.
Na sequência, com a
mediação dos formadores, foi preenchido e analisado o mapa da aprendizagem das
turmas em escrita e matemática, a fim de refletir sobre o andamento de cada
turma, em termos dos resultados da aprendizagem tendo em vista o alcance da
meta de alfabetizar a todos. Por fim, os professores elaboraram o planejamento
de aulas com atividades de alfabetização, letramento e matemática a partir do
estudo de propostas didáticas com a indicação de uso dos jogos e livros
infantis do PNAIC/MEC e livro didático.
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