Projeto Expertise em Alfabetização reuniu 40 coordenadores pedagógicos, no auditório do NIED, em 23 de junho. Na pauta, coordenada pelas Profas. Lorena Trescastro e Cilene Valente, teve estudo dos níveis da psicogênese da língua escrita, avaliação da escrita de crianças do CI 2o ano e condições didáticas da alfabetização.
Os objetivos do encontro de formação foram: estudar os níveis da psicogênese da alfabetização; avaliar a escrita das crianças de CI 2º ano; compartilhar condições didáticas da alfabetização; publicar avanços dos resultados da aprendizagem, observados em junho; e apontar metas e ações dos Coordenadores Pedagógicos para agosto.
A participação foi muito boa porque teve depoimentos de ações que estão dando certo para a melhoria das aprendizagens das crianças de CI. Os coordenadores reconhecem que o desenvolvimento de sequências didáticas na sala de aula, orientadas pelos formadores do ECOAR, tem resultado em boas aprendizagens.
As ações do coordenador em agosto será orientar o professor para o aproveitamento do tempo de aula, intensificando diariamente as condições didáticas da alfabetização e melhorar a frequência dos alunos às aulas. Foi sugerido, para agosto, trabalho na sala de aula com a sequência didática Matinta, (Compêndio Expertise em Alfabetização, p. 37-43). No próximo encontro em 25 de agosto (quarta-feira) será feito relato, pelos coordenadores, do resultado desse trabalho.
Ao final. foram divulgados os avanços no Projeto Expertise: 15 escolas e 11 UPS com mais de 50% de alfabéticos e 79 turmas sem alunos pré-silábicos em junho. Com esse trabalho pretende-se alfabetizar a todos até o final do ano letivo.
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