Alfabetização em um ano letivo é a meta do Projeto Expertise.
Aconteceu, no período de 2 a 9 de agosto, a formação continuada para os professores alfabetizadores que atuam no primeiro ano de CI nas escolas municipais de Belém. Na pauta foi realizado estudo sobre os níveis da psicogênese para o professor avaliar a escrita da criança e propor atividades desafiadoras à alfabetização. Foi analisado o conteúdo do vídeo: Escrever para aprender (PROFA/MEC) para o professor observar como trabalhar a escrita de palavras e textos, em sala com alunos alfabéticos e não alfabéticos.
Em seguida foi feito planejamento de duas semanas de aula, sobre o tema Folclore, com base no estudo da sequência didática, elaborada a partir do poema Matinta, do escritor paraense Paulo Nunes. Também foram analisados em equipe os resultados da avaliação da escrita, por escola, para definir metas e condições didáticas para subsidiar o planejamento.
De 16 a 19 de agosto, no Centro de Formação de Professores - SEMEC, será a formação para os professores de CI 2o ano, em três horários: 7h30 às 11h; 11h30 às 15h; 15h30 às 19h. A ênfase na pauta da formação será dada para o estudo dos critérios de avaliação e situações didáticas que orientem o aluno na escrita de texto.
Na alfabetização, para que aprendam a escrever devem ser fornecidos aos alunos modelos de textos bem escritos e realizadas atividades de escrita de texto regularmente em sala de aula, pela professora, em dupla e individualmente.
Essas mesmas orientações serão dadas aos professores, que atuam nas turmas de CI 3o ano, na semana seguinte de 23 a 26 de agosto. O professor participa no horário e no dia de sua Hora Pedagógica - HP. No dia 25 de agosto, 8h, no auditório do NIED, será a formação dos coordenadores pedagógicos.
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