sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Expertise reúne diretores de escola

Com o objetivo de apresentar os resultados da avaliação das turmas de CI no Projeto Expertise em Alfabetização para contribuir com o andamento do projeto nas escolas e UPs em 2011, o Centro de Formação de Professores – SEMEC promoveu reuniões com diretores e coordenadores das UPs, nos dias 7, 9, 10, 16, 17 e 20 de dezembro.

A reunião iniciou com a leitura de texto literário: Existe tarefa mais importante realizada pela escola do que esta de ensinar a ler e escrever?, de Bartolomeu Campos de Queirós, para refletir sobre esse papel tão importante da escola que é de alfabetizar as crianças de CI. Em seguida, foi feita a exposição dos resultados da avaliação das turmas de CI, incluindo os resultados alcançados por escola em termos de quantitativo de alfabéticos em dezembro, destacando a importância da participação dos professores no Programa de Formação Continuada de Professores - ECOAR. Para finalizar foi dado destaque aos professores que conseguiram bons resultados e recomendações para a organização das turmas em 2011.

Na análise dos dados os diretores apontaram medidas que serão tomadas com vistas a favorecerem o processo de alfabetização dos alunos de CI em 2011. De um modo geral os diretores e coordenadores destacaram que “O programa foi um divisor de águas no processo de acompanhamento da aprendizagem, mas a diferença quem faz é o professor”, “O projeto foi produtivo”, “Parabéns a equipe de formadores porque ajudaram os professores, porque a orientação dada e a cobrança foi salutar para a aprendizagem”, “Os formadores cobram muito, mas é bom porque a escola cresceu”, “O Programa é importante para a escola”, “O projeto ajudou muito no resultado que a Unidade Pedagógica alcançou”.

Para finalizar, os diretores fizeram um brinde para celebrar as aprendizagens alcançadas em 2010.

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...