quarta-feira, 23 de junho de 2010

Coordenadores pedagógicos participam da formação


Projeto Expertise em Alfabetização reuniu 40 coordenadores pedagógicos, no auditório do NIED, em 23 de junho. Na pauta, coordenada pelas Profas. Lorena Trescastro e Cilene Valente, teve estudo dos níveis da psicogênese da língua escrita, avaliação da escrita de crianças do CI 2o ano e condições didáticas da alfabetização.

Os objetivos do encontro de formação foram: estudar os níveis da psicogênese da alfabetização; avaliar a escrita das crianças de CI 2º ano; compartilhar condições didáticas da alfabetização; publicar avanços dos resultados da aprendizagem, observados em junho; e apontar metas e ações dos Coordenadores Pedagógicos para agosto.

A participação foi muito boa porque teve depoimentos de ações que estão dando certo para a melhoria das aprendizagens das crianças de CI. Os coordenadores reconhecem que o desenvolvimento de sequências didáticas na sala de aula, orientadas pelos formadores do ECOAR, tem resultado em boas aprendizagens.

As ações do coordenador em agosto será orientar o professor para o aproveitamento do tempo de aula, intensificando diariamente as condições didáticas da alfabetização e melhorar a frequência dos alunos às aulas. Foi sugerido, para agosto, trabalho na sala de aula com a sequência didática Matinta, (Compêndio Expertise em Alfabetização, p. 37-43). No próximo encontro em 25 de agosto (quarta-feira) será feito relato, pelos coordenadores, do resultado desse trabalho.
Ao final. foram divulgados os avanços no Projeto Expertise: 15 escolas e 11 UPS com mais de 50% de alfabéticos e 79 turmas sem alunos pré-silábicos em junho. Com esse trabalho pretende-se alfabetizar a todos até o final do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...