quarta-feira, 13 de abril de 2011

SEMEC inicia III fase do Correção de Fluxo

Aconteceu, em 17 de março, no Centro de Formação de Professores, reunião com os diretores das escolas que terão turmas na terceira fase do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, promovido pelo GEEMPA-MEC-SEMEC.

As escolas municipais que aderiram a essa fase foram: Alfredo Chaves, Amália Paungartten, Antonio Carvalho Brasil, Cordolina Fonteles, Ciro Pimenta, Comandante Klautau, Gabriel Lage, Madalena Raad, Maria Stellina Valmont e Rotary. Com isso, a SEMEC deu início a terceira fase do Programa.


O Programa visa reintegrar alunos em desvio idade/ano nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. Os alunos, não alfabetizados, permanecem frequentando as aulas de suas turmas regulares, mas passam a integrar, durante três meses, uma nova turma com 25 alunos, no turno inverso ao de sua classe regular três aulas semanais com a duração de três horas.

No decorrer da semana, a tecnologia do Programa prevê três dias de aula, um dia de planejamento e outro de reunião de estudos. Em 31 de março, ocorreu o primeiro grupo de estudos com os 15 professores responsáveis pelas turmas.
No estudo, os professores analisaram como se deu o início das aulas e os resultados, obtidos na aula entrevista, da avaliação dos alunos em leitura e escrita, também foram retomadas orientações didáticas presentes no Caderno do Professor Todos Juntos Somos Fortes. Por fim, foram organizados os grupos de estudos para que as professoras realizem, semanalmente, uma reunião de estudos sobre a metodologia em uso.

O objetivo da tecnologia consiste em acertar o passo das aprendizagens escolares a partir do seu limiar fundamental, que é a aquisição da leitura e da escrita de um texto.
“Em 2010 foram atendidos 1.800 alunos no Programa e, em 2011, no período de 21 de março a 31 de junho, serão atendidos mais 400 alunos, formando 15 turmas, em 10 escolas da SEMEC”, esclarece Lorena Trescastro, Coordenadora Municipal do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário