quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CENTRO DE FORMAÇÃO AVALIA ALUNOS DO CICLO I NAS ESCOLAS





De 3 a 31 de outubro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC realiza a avaliação dos alunos de CI em escrita, matemática e produção de texto, nas escolas municipais de Belém.
Segundo dados do SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica (SEMEC), 14.406 alunos do C1 estão no 1º e no 3º anos do Ciclo I que são atendidos pelo Programa ECOAR, mais especificamente pelo Projeto Expertise em Alfabetização, público-alvo desta avaliação.


A seleção do 1º e 3º anos se justifica por serem estas as etapas inicial e final do Ciclo I, possibilitando avaliar o aluno em adiantado processo de alfabetização, uma vez que a avaliação ocorre em outubro, e o aluno em Conclusão do Ciclo I.
Esta avaliação, realizada anualmente em outubro, desde 2005, integra a ações do Programa ECOAR de Formação Continuada de Professores. Em 2011, a avaliação é aplicada em uma amostra envolvendo 2.160 alunos, distribuídos em 564 turmas (CI 1º e 3º anos). Utilizando base estatística, a amostra foi extraída de forma estratificada, dando aos resultados 95% de confiabilidade, com erro admitido de 2% para mais e para menos, ficando definida em 2.160 alunos distribuídos, no 1º ano 43,17% e no 3o ano 56,83% do total dos alunos.

Além da aplicação dos testes nos alunos, os avaliadores identificam dados referentes ao funcionamento da escola sobre a gestão da aprendizagem na escola, no formulário denominado: Retrato da Escola no dia da Avaliação.
A avaliação permite visualizar os resultados do Programa ECOAR e fundamentar tomada de decisões sobre o andamento do Programa, que destina-se aos professores, mas tem foco na aprendizagem do aluno.


Texto: Lorena Trescastro – SEMEC/ECOAR

Fotos: Formadores Walter Braga e Renato Pinto

Um comentário:

  1. Fiquei muitos feliz ao ver fotos de alguns alunos meus realizando a avaliação ministradas pelo professor Renato. Espero que tenham obtido um bom resultado, pois, dedicação aos mesmos não faltou! obrigada!Profª Sandra Pinheiro.

    ResponderExcluir