quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CENTRO DE FORMAÇÃO AVALIA ALUNOS DO CICLO I NAS ESCOLAS





De 3 a 31 de outubro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC realiza a avaliação dos alunos de CI em escrita, matemática e produção de texto, nas escolas municipais de Belém.
Segundo dados do SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica (SEMEC), 14.406 alunos do C1 estão no 1º e no 3º anos do Ciclo I que são atendidos pelo Programa ECOAR, mais especificamente pelo Projeto Expertise em Alfabetização, público-alvo desta avaliação.


A seleção do 1º e 3º anos se justifica por serem estas as etapas inicial e final do Ciclo I, possibilitando avaliar o aluno em adiantado processo de alfabetização, uma vez que a avaliação ocorre em outubro, e o aluno em Conclusão do Ciclo I.
Esta avaliação, realizada anualmente em outubro, desde 2005, integra a ações do Programa ECOAR de Formação Continuada de Professores. Em 2011, a avaliação é aplicada em uma amostra envolvendo 2.160 alunos, distribuídos em 564 turmas (CI 1º e 3º anos). Utilizando base estatística, a amostra foi extraída de forma estratificada, dando aos resultados 95% de confiabilidade, com erro admitido de 2% para mais e para menos, ficando definida em 2.160 alunos distribuídos, no 1º ano 43,17% e no 3o ano 56,83% do total dos alunos.

Além da aplicação dos testes nos alunos, os avaliadores identificam dados referentes ao funcionamento da escola sobre a gestão da aprendizagem na escola, no formulário denominado: Retrato da Escola no dia da Avaliação.
A avaliação permite visualizar os resultados do Programa ECOAR e fundamentar tomada de decisões sobre o andamento do Programa, que destina-se aos professores, mas tem foco na aprendizagem do aluno.


Texto: Lorena Trescastro – SEMEC/ECOAR

Fotos: Formadores Walter Braga e Renato Pinto

Um comentário:

  1. Fiquei muitos feliz ao ver fotos de alguns alunos meus realizando a avaliação ministradas pelo professor Renato. Espero que tenham obtido um bom resultado, pois, dedicação aos mesmos não faltou! obrigada!Profª Sandra Pinheiro.

    ResponderExcluir

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...