segunda-feira, 24 de março de 2014

600 Professores Alfabetizadores participam da Formação promovida pela SEMEC



De 17 a 27 de fevereiro e de 10 a 13 de março, o Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu encontros de formação continuada para professores alfabetizadores. Foram 12h de formação para 600 professores do CI 1º, 2º e 3º anos, compreendendo a primeira etapa da formação que prosseguirá, mensalmente, até o final do ano. A formação integra as ações do município de Belém no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Ministério da Educação. 

Alfabetização, matemática e letramento foram os temas estudados pelos professores na formação, porém a realização e análise da avaliação diagnóstica dos alunos foram a tônica da formação, que destacou a importância de observar o que o aluno já sabe e o que precisa aprender como ponto principal para a organização do trabalho pedagógico da sala de aula pelo professor.

 Como parte do estudo, os professores receberam o Compêndio: Atividades e jogos na aprendizagem de matemática, cujo conteúdo é composto por jogos criados por professores das escolas municipais da SEMEC em momentos de formação. A publicação oferece um conjunto de jogos e atividades que são fundamentais para desenvolver o conhecimento matemático, além de promover a cooperação, a integração e a afetividade valores essenciais para a vida em sociedade.

 Na sequência, com a mediação dos formadores, foi preenchido e analisado o mapa da aprendizagem das turmas em escrita e matemática, a fim de refletir sobre o andamento de cada turma, em termos dos resultados da aprendizagem tendo em vista o alcance da meta de alfabetizar a todos. Por fim, os professores elaboraram o planejamento de aulas com atividades de alfabetização, letramento e matemática a partir do estudo de propostas didáticas com a indicação de uso dos jogos e livros infantis do PNAIC/MEC e livro didático.

 Os encontros marcaram a retomada da formação em 2014 que tem como meta principal a alfabetização 100% dos alunos de CI matriculados na rede municipal de Belém, até o final do ano letivo, em dezembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...