quinta-feira, 20 de março de 2014

I ASSESSORIA DO PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO

Nos dias 17,18 e 19 de março, ocorreu a I Assessoria do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização - GEEMPA/MEC/SEMEC, com a presença da Profa. Dra. Esther Pillar Grossi.

Na assessoria aconteceram palestras sobre aprendizagem e alfabetização, estudo sobre o processo de alfabetização, com os professores, incluindo análise dos resultados das aulas-entrevista, metodologia usada para a avaliação dos alunos em leitura e escrita. Também foram dadas orientações didáticas sobre o Caderno Todos juntos somos fortes que será usado pelos alunos.

O Programa visa reintegrar alunos em desvio idade/ano nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. Os alunos, não alfabetizados, permanecem frequentando as aulas de suas turmas regulares, mas passam a integrar, durante o semestre, uma nova turma com 25 alunos, frequentando , no turno inverso ao de sua classe regular, três aulas semanais com duração de três horas. Os outros dois dias da semana os professores dedicam ao grupo de estudos e planejamento das aulas. O objetivo da tecnologia consiste em acertar o passo das aprendizagens escolares a partir do seu limiar fundamental, que é a aquisição da leitura e da escrita de um texto.
As escolas municipais de Belém que integram  essa  fase do Programa são: Alfredo Chaves, Almerindo Trindade, Abel Martins, Augusto Meira, Anna Barreau, Ciro Pimenta,, Cordolina Fonteles, Donatila Lopes, Gabriel Lage, Josino Viana, Madalena Raad,  Maria Heloisa de Castro, Maria Luiza Pinto do Amaral, Nestor Nonato, Ida de Oliveira, Inês Maroja,  Parque Amazõnia, Parque Bolonha,  Padre Leandro, Paulo Freire, Remígio Fernandez, Rotary,  totalizando 650 alunos.      

Alunos da Escola Municipal Ernestina Rodrigues participaram da aula prática, da I Assessoria do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização, O objetivo da atividade foi revisar os procedimentos da avaliação final que deverá ser aplicada pelos professores para comprovar a condição de alfabetizado dos alunos. As professoras Izafira Gregianin, Marcia Cristina Silva e a Coordenadora Rosiê Costa  acompanharam os alunos na atividade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...