terça-feira, 4 de novembro de 2014

II SEMINÁRIO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO



TRABALHOS APROVADOS  

MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

    Aprendendo e brincando com o Tangran
       Wallen Sabrina dos Santos Aguiar do Nascimento
       Mauro Roberto de Souza Domingues
       E. M. Jose Alves Cunha 

    A leitura na Alfabetização
      Waldiney Campos de Avelar
      Ângela Maria de Oliveira Pereira
      E.M. Josino Viana

    Gêneros textuais na sequência didática da história Chapeuzinho Vermelho
       Roseli Ferreira da Costa Gonçalves
       Ana Paula Sfair Sarmento de Carvalho
       E. M. Rotary

    A leitura de Lendas e a Produção de textos
       Sonia Maria Brito Freire
       Nahyara do Socorro Galvão
       Kátia Cilene Nina Santos
       E. M.  Ida de Oliveira.

    O encantamento do prazer de ler para aprender
       Fabiola Karla Valente da Silva
       Ivete Gomes Vale
       E.M. Remígio Fernandez

   Práticas e situações matemáticas no campo aditivo
     Edna Stela de Araujo Lima
     Maria do Socorro da Silva Figueiredo
     Milca Gisely Silva Farias
     Cristiane do Socorro da Silva
     E. M. Alana Barbosa

 A compreensão do Sistema de Numeração Decimal: uma experiência com jogos
   Jesse Henrique Alves da Silva
   Lelian Cardoso Miranda
   Escola Parque Amazônia

 Estratégias didáticas para autoria na produção textual
   Valterliana Reis
   Lelian Cardoso Miranda
   E. M. Maria Heloisa de Castro

 A importância do trabalho em grupo para o avanço da aprendizagem
    Brena Vanessa Vieira Santos Duarte
    Amarilze Sfair da Costa
    E. M Inês Maroja

 O sistema de numeração decimal para compreensão do Campo aditivo
    Ana Cleide Cunha Pantoja
    Maria da Conceição da Silva Dias
    E. M. Nova Aliança

 Produção Textual: desafios e possibilidades em turmas de CI 1º ano
    Monique Gabrielly   Barreto da Cruz
    Rita de Cássia Bastos Silva
    E. M. Ernestina Rodrigues

Produção de textos a partir da leitura de Rubem Alves e Mauricio de Sousa
    Aline Daniele leite
    Ana Karla Magalhães
    Rosilene Vieira dos Santos
    Sergio Renato Lima Pinto
    E. M. Ida de Oliveira

A matemática no cotidiano da sala de aula: situações aditivas e multiplicativas
     Roseani Ferreira
     Maria do Socorro Monteiro Cabral
     E. M. João Carlos Batista

Práticas de escritas: Projeto deixa que eu conto
    Maria de Nazaré Bentes Moreira
    Maria Regina Ferreira da Silva
    Maria do Socorro Monteiro Cabral
    E. M. José Alves Cunha.

Arca de Noé: a narrativa bíblica no processo de aprendizagem
   Elane Cristina Lopes Casseb
   Walter da Silva Braga
   UP. Solar do Acalanto

 Consciência fonológica e o ditado sanfonado
    Cilene Maria Lopes Farias
    Sandra Regina Pinheiro Monteiro
    E. M. Jose Alves Cunha

 Alfabetizando no ritmo do Carimbó: Práticas e intervenções pedagógicas.
    Analice Gomes da Mota
    Luiza Pereira  da Silva

 Alfabetização e letramento de crianças com necessidades especiais
     Maria Celeste Gouvêa Malato
     Rita de Cássia Bastos Silva
     EM ERNESTINA RODRIGUES  
                                           
A ludicidade na aprendizagem 
    Ivone Magali Figueiredo Paixão
    Maria Cleonice.
    E M. Helder Fialho Dias

LEITURA E RECONTO DE HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO
    Dulcilene Quaresma Ribeiro
    Vania Batista Ferreira
    E.M. Nestor Nonato

 Leitura de Lendas Amazônicas
    Eliane Monteiro dos Santos
    Izabel Conceição Nascimento Costa dos Santos
    E.M. Antônio de Carvalho Brasil

Leitura e escrita do poema Tapioqueiro de Paulo Nunes
    Anne Carla Monteiro Silva,
    Brena Santa Brígida Barbosa
    Marta Regina Silva Ferreira
    E. M. Nova Aliança

Escrita de Números na Alfabetização Matemática: o uso das fichas escalonadas
     Debora Jordana de Oliveira Ferreira
     Rosilene Moura Pinho
     Maria Cleonice da Silva
     Escola Pedro Demo

    A poesia e as práticas de alfabetização
           Aldenize de Souza Lisboa
           Rosimar Miranda Teixeira
           E. M. Helder Fialho

         Jogos e a resolução de situações problema
           Ana Lucia Amoras
           Antônia Leia Bezerra Correa
           E.M. Nova Aliança 

          A brincadeira com o número e a aprendizagem no Sistema de Numeração Decimal
           Nilce Pantoja
           Antônia Leia Bezerra Correa
           E.M. Miguel Pernambuco Filho 

         O lúdico e o Sistema de Numeração Decimal
           Ana Paula de Jesus SouzA
           Antônia Leia Bezerra Correa
           E.M. Augusto Meira Filho 

      Produção de Texto a partir do conto e reconto
         Ângela Mirian de Moraes Costa
         Lúcia Cristina Azevedo Quaresma
         Escola Comandante Klautau

        Poesia e matemática na escola ribeirinha
          José Maria Andrade Filho
          Marta Regina Ferreira
          U.P. Faveira

       A língua do Nhem e outros poemas: a poesia de Cecilia Meireles e a construção da                 linguagem poética
    Andréea Silva Vieira
    Maurren Cristiane Araújo
    Sandra Regina Pinheiro Monteiro
    UP Faveira

  Práticas de leitura e escrita a partir da Declaração dos Direitos das Crianças
      Andréea Silva Vieira
      Sandra Regina Pinheiro Monteiro
      U. P Faveira

  O uso do material didático na representação de número
      Maria de Fátima Araújo
      Maria Madalena França Martins
      E M. Silvio Nascimento

  Sequencia didática: o olhar das crianças sobre uma lenda amazônica
      Celia Suely Abreu Cota
      Rosalina Albuquerque Henrique
      Maria do Socorro Cabral
      E. M. Alda Eutrópio


Nenhum comentário:

Postar um comentário