terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Exposição Etnoconexões entre a Arte e a Matemática


A Exposição intitulada  Etnoconexões entre a Arte e a Matemática iniciou as atividades da Galeria das Crianças do Centro de Formação de Professores deste ano.  A abertura da exposição ocorreu na manhã desta terça-feira, 24

A mostra  reúne os resultados do Projeto de mesmo nome que é desenvolvido pelo  Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, de Icoaraci, que de forma  interdisciplinar  utiliza peças geométricas na valorização da identidade cultural dos alunos no decorrer das aulas. “Os alunos vivenciam o contexto cultural e hoje, através do projeto, passam a interpretar a geometria através das peças que utilizam”, comentou a Professora Matemática e coordenadora de produção do projeto, Rosângela .Dantas.

Alunos do Liceu Escola prestigiaram  abertura da exposição. Para Yasmin Vale, o projeto é uma oportunidade única que possibilita mostrar habilidades ainda desconhecidas. “Estar aqui é mostrar o potencial que cada aluno da rede municipal tem e é capaz de desenvolver”, e completou dizendo, “eu vejo cada detalhe e nem dá para acreditar que fomos nós que fizemos”, disse a aluna do 8º ano.

O projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática surgiu em 2009 através de uma troca de experiências. “Foi uma conversa informal entre eu e a professora de artes que nos fez pensar em criar uma ponte entre as disciplinas”, afirmou a professora de Matemática e coordenadora de produção do projeto, Rosangela Dantas. A utilização de peças geométricas na valorização da identidade cultural foi fundamental para destacar a importância da interdisciplinaridade no decorrer das aulas. “Os alunos vivenciam o contexto cultural e hoje, através do projeto, passam a interpretar a geometria através das peças que utilizam”, complementou Rosângela.

“O mais interessante é perceber que o projeto esta indo além da escola, nossos alunos já desenvolvem a decoração de suas próprias casas com suas vivências no projeto”, comentou a diretora da escola municipal, Janice Lima.

A  visita a exposição integra a pauta de formação dos professores do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, que se realiza nesta semana. no depoimento da Profa. Viviane Mota "O trabalho interdisciplinar tem um resultado muito positivo e a prova está na exposição, onde percebemo uma interação constante entre aprendizagem e função social" .A exposição ficará aberta até 30/04/2015, no horário de  8h às 12h e 14h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...