terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Exposição Etnoconexões entre a Arte e a Matemática


A Exposição intitulada  Etnoconexões entre a Arte e a Matemática iniciou as atividades da Galeria das Crianças do Centro de Formação de Professores deste ano.  A abertura da exposição ocorreu na manhã desta terça-feira, 24

A mostra  reúne os resultados do Projeto de mesmo nome que é desenvolvido pelo  Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, de Icoaraci, que de forma  interdisciplinar  utiliza peças geométricas na valorização da identidade cultural dos alunos no decorrer das aulas. “Os alunos vivenciam o contexto cultural e hoje, através do projeto, passam a interpretar a geometria através das peças que utilizam”, comentou a Professora Matemática e coordenadora de produção do projeto, Rosângela .Dantas.

Alunos do Liceu Escola prestigiaram  abertura da exposição. Para Yasmin Vale, o projeto é uma oportunidade única que possibilita mostrar habilidades ainda desconhecidas. “Estar aqui é mostrar o potencial que cada aluno da rede municipal tem e é capaz de desenvolver”, e completou dizendo, “eu vejo cada detalhe e nem dá para acreditar que fomos nós que fizemos”, disse a aluna do 8º ano.

O projeto Etnoconexões entre a Arte e a Matemática surgiu em 2009 através de uma troca de experiências. “Foi uma conversa informal entre eu e a professora de artes que nos fez pensar em criar uma ponte entre as disciplinas”, afirmou a professora de Matemática e coordenadora de produção do projeto, Rosangela Dantas. A utilização de peças geométricas na valorização da identidade cultural foi fundamental para destacar a importância da interdisciplinaridade no decorrer das aulas. “Os alunos vivenciam o contexto cultural e hoje, através do projeto, passam a interpretar a geometria através das peças que utilizam”, complementou Rosângela.

“O mais interessante é perceber que o projeto esta indo além da escola, nossos alunos já desenvolvem a decoração de suas próprias casas com suas vivências no projeto”, comentou a diretora da escola municipal, Janice Lima.

A  visita a exposição integra a pauta de formação dos professores do primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, que se realiza nesta semana. no depoimento da Profa. Viviane Mota "O trabalho interdisciplinar tem um resultado muito positivo e a prova está na exposição, onde percebemo uma interação constante entre aprendizagem e função social" .A exposição ficará aberta até 30/04/2015, no horário de  8h às 12h e 14h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário