sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Avaliação Nacional da Alfabetização



INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 410, DE 22 DE JULHO DE 2016 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, realizará a ANA 2016 em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação.
Art. 2º Constituem objetivos específicos da ANA:
I - estimular a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira;
II - subsidiar a elaboração de políticas educacionais para o ciclo de alfabetização;

III - aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática dos estudantes ao final do 3º ano do ensino fundamental, por meio de testes de leitura, escrita e matemática;
IV - produzir indicadores sobre o contexto em que se realiza o trabalho escolar.
Art. 3º Participarão da ANA 2016 todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos 10 (dez) estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano do ensino fundamental organizado no regime de nove anos.
a) A população a ser avaliada será definida com base nas informações coletadas em caráter preliminar pelo Censo da Educação Básica 2016 até o dia 31 de agosto de 2016.
b) Não serão avaliadas as turmas Multisseriadas e as turmas de Correção de Fluxo.
Art. 4º A ANA 2016 será realizada no período de 14 a 25 de novembro de 2016 em todas as escolas do território nacional que cumpram o disposto no Art. 3º.
I - Em cada uma das turmas das escolas participantes, a aplicação da ANA 2016 terá duração de dois dias.
II - No primeiro dia, serão aplicados os testes de Leitura, com uma hora de duração, e de Escrita, com 30 minutos de duração.
III - No segundo dia, serão aplicados os testes de Matemática, com uma hora de duração.
Art. 5º A partir do dia 1º de outubro de 2016, as escolas participantes serão contatadas para agendamento da aplicação da ANA 2016. 

Consulte o texto completo no link abaixo:


AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO - ANA - DIÁRIO OFICIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário