quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO CICLO I

Como parte do Programa de Formação Continuada da SEMEC, aconteceu no dia 17 de agosto de 2016, estudo com os Coordenadores Pedagógicos que acompanham as turmas Ciclo I, 
A pauta formativa iniciou com a leitura coletiva do texto A primeira cartilha de autoria de Moacyr Scillia, seguiu com o estudo sobre  a Oralidade, leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento, depois foi realizada a análise dos resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos do Ciclo I, e  o estudo sobre a a Portaria do INEP trata da aplicação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) que ocorrerá em novembro deste ano.

Para finalizar o estudo foi realizada a vivência didática com jogos matemáticos com o uso do compêndio “Aprendizagem da matemática na alfabetização”, essa publicação é constituída de uma coletânea de atividades e fichas didáticas de matemática que são utilizadas nos estudos de formações e aplicadas pelos professores em sala de aula. Essas atividades possibilitam desenvolver nos alunos as habilidades que vão além da decodificação e resolução de problemas, na perspectiva de que possam articular os conhecimentos matemáticos com os diferentes componentes curriculares. 


Compareceram   108 coordenadores, a formação tem a duração de 4 horas e foi realizada em dois turnos para favorecer a participação dos coordenadores em seus respectivos horários de trabalho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...