sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MAIS ALFABETIZAÇÃO




O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica – SEB, institui o Programa Mais Alfabetização que visa fortalecer e apoiar as Unidades Escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos iniciais do ensino fundamental.
O programa visa fortalecer e apoiar as escolas na alfabetização em leitura, escrita e matemática dos estudantes no 1º e 2º anos do ensino fundamental para garantir, no turno regular, um assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por 5 horas semanais para escolas não vulneráveis, ou por 10 horas semanais para as consideradas vulneráveis, segundo critérios estabelecidos na Portaria MEC nº 4/2018.
O Mais Alfabetização prevê a transferência de recursos financeiros para a cobertura de despesa de custeio nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, que serão liberados às Unidades Executoras, dentre aquelas que possuam ao menos uma turma com no mínimo 10 matrículas no 1º e/ou 2º ano do ensino fundamental que tenham sido validadas pelo MEC.
A Secretaria Municipal de Educação de Belém já fez adesão ao programa Mais Alfabetização. E, agora, as escolas devem realizar a adesão ao programa no período de 30/01 a 09/02/2018 acessando o PDDE Interativo. Para tanto, a direção da escola deve informar os professores do 1º e 2º anos do ensino fundamental, sobre o programa, em reunião, com registro em ata, na qual ficará registrada a adesão do professor/turma ao Programa.
O acompanhamento do Programa nas escolas será feito pela equipe do Centro de Formação de Professores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...