terça-feira, 22 de setembro de 2009

TEMPO DE APRENDER

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - ECOAR

O Programa ECOAR - Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo - da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação de Belém-, iniciado em 2005, compreende três ações: formação de professores e coordenadores pedagógicos, assessoramento da prática docente nas escolas e avaliação da aprendizagem dos alunos, mais precisamente os alunos de CI (3 primeiros anos do Ensino Fundamental de 9 anos). O foco principal do Programa é a aprendizagem do aluno.

Este programa consiste no direito do professor estudar, como parte indispensável de seu desempenho e durante os 200 dias letivos. Estudar não significa apenas participar de eventos. Significa substancialmente descontruir e reconstruir sistematicamente a trajetória formativa e profissional (DEMO, 2005), utilizando como metodologias de aprendizagem: pesquisa, elaboração própria, relato de experiências, reflexão sobre a própria prática, problematização, exercício de argumentação e contra-argumentação, debates, leitura sistemática e verticalizada, dinâmicas, simulação e análise da prática de sala de aula, produção de material didático próprio, estudo em equipe e individualmente.

A formação de professores e coordenadores acontece em serviço, utilizando as horas pedagógicas, com encontros mensais de aprendizagem, realizados no espaço da escola e mediante o desenvolvimento das ações dos Projetos Expertise em Alfabetização e Expertise em Leitura e Produção de Textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário