terça-feira, 22 de setembro de 2009

TEMPO DE APRENDER

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - ECOAR

O Programa ECOAR - Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo - da SEMEC - Secretaria Municipal de Educação de Belém-, iniciado em 2005, compreende três ações: formação de professores e coordenadores pedagógicos, assessoramento da prática docente nas escolas e avaliação da aprendizagem dos alunos, mais precisamente os alunos de CI (3 primeiros anos do Ensino Fundamental de 9 anos). O foco principal do Programa é a aprendizagem do aluno.

Este programa consiste no direito do professor estudar, como parte indispensável de seu desempenho e durante os 200 dias letivos. Estudar não significa apenas participar de eventos. Significa substancialmente descontruir e reconstruir sistematicamente a trajetória formativa e profissional (DEMO, 2005), utilizando como metodologias de aprendizagem: pesquisa, elaboração própria, relato de experiências, reflexão sobre a própria prática, problematização, exercício de argumentação e contra-argumentação, debates, leitura sistemática e verticalizada, dinâmicas, simulação e análise da prática de sala de aula, produção de material didático próprio, estudo em equipe e individualmente.

A formação de professores e coordenadores acontece em serviço, utilizando as horas pedagógicas, com encontros mensais de aprendizagem, realizados no espaço da escola e mediante o desenvolvimento das ações dos Projetos Expertise em Alfabetização e Expertise em Leitura e Produção de Textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...