Objetivo
Formar professores capazes de alfabetizar os alunos em um ano.
Meta
Alfabetizar 100% dos alunos de CI 1º ano (6anos).
Público-alvo
Coordenadores pedagógicos, professores e alunos do CI 1º.ano.
Estratégias da formação
Avaliação da aprendizagem
Planejamento Problematização da prática Didática da alfabetização
Eixos da ação
Alfabetização de crianças em um ano Didática que leve à aprendizagem Avaliação mensal dos níveis de alfabetização Avaliação como suporte para a intervenção no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Ações do projeto
Assessoramento às escolas com acompanhamento sistemático do trabalho docente, avaliação da aprendizagem do aluno, mensalmente, orientação da prática pedagógica, estudo na hora pedagógica, atividades específicas nas salas de aula e encontros mensais de formação (4h).
Cronograma de ações
4 horas mensais para os Encontros de Formação, coordenados pelo Grupo-base, para coordenadores e professores.
4 horas quinzenais para estudo, produção de material didático e planejamento de sequências didáticas pelos professores.
4 horas mensais para sistematização e análise dos resultados da avaliação da criança pelos professores.
Conteúdos da formação
Janeiro
Contrato didático
Avaliação da aprendizagem
Fevereiro
Intervenção didática: nome do aluno
Leitura pelo professor
Planejamento: semana de aula
Sequência didática
Função da avaliação
Março
Psicogênese da escrita
Didática da alfabetização: pré-silábico
Intervenção didática: alfabeto
Escrita pelo professor
Instrumentos de avaliação
Abril
Didática da alfabetização: pré-silábico e silábico
Intervenção didática: jogo de letras e números
Análise da semana de aula: sequência didática
Organização do tempo de aula e da semana de trabalho
Análise dos resultados da avaliação
Maio
Didática da alfabetização: silábico e silábico-alfabético
Análise da semana de aula: material didático
Condições didáticas favoráveis à alfabetização
Conceito de número: base 10
Junho
Análise dos resultados da avaliação
Didática do pré-silábico, silábico, sil.alfabético e alfabético
Análise das produções do aluno
Intervenção didática: produção de texto
Agosto
Avaliação da escrita da criança
Planejamento de sequência didática
Organização do tempo de aprendizagem
Atividades didáticas: leitura, escrita e matemática
Setembro
Produção de texto pela criança
Avaliação da produção escrita (texto) da criança
Critérios da avaliação do texto
Planejamento de sequência didática
Outubro
Avaliação da aprendizagem
Psicogênese da escrita
Produção de textos
Conhecimento matemático
Novembro
Análise dos resultados da avaliação da aprendizagem
Planejamento de sequência didática
Atividades didáticas: leitura, escrita e matemática
CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PAULO FREIRE - Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Educação de Belém. Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/DIED - Belém/Pará.
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