segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Alunos aprendem as letras com a sequência didática A Festa do Alfabeto

As orientadoras de estudo, Keila Monteiro e Vania Batista, contam uma experiência didática na alfabetização da E. M. Rotary.

Nos início dos anos 2012 e 2013, ocorreu o “Aniversário do Seu Alfabeto” na Escola Municipal “Rotary”. Trata-se de uma atividade pedagógica das professoras Mara Sena e Rosa Tavares, fruto de uma sequência didática baseada no Livro “O Aniversário do seu Alfabeto”, de Amir Piedade, que explora o alfabeto de maneira lúdica e proporciona ao aluno uma vivência concreta, oferecendo melhores condições didáticas ao professor.
No primeiro ano, três turmas de CI 1º ano participaram do evento que ocorreu na sala de aula, onde o grupo de alunos envolvidos participou ativamente de todo o processo. Todos trouxeram um presente que iniciava com uma letra já fornecida pelas professoras, fato que resultou na construção de um cartaz coletivo com algumas curiosidades. Ao final, foi cantado o “parabéns” ao Seu Alfabeto, personagem do livro, representado por um boneco de pano construído pelas professoras e alunos. 

Em 2013, ocorreu novamente o evento, com três turmas do CI – 1º ano e, desta vez, o “Seu Alfabeto” criou vida e foi representado pelo Professor de Artes da Escola. Cada criança recebeu chapéus coloridos e vinte e seis delas (através de sorteio) tiveram a responsabilidade de representar as letras componentes do alfabeto e presenteá-lo. Antes dos “parabéns”, o grupo cantou um pout-purri de parlendas ao aniversariante, enquanto as letras K, W e Y cuidavam da “segurança” do evento. Em seguida, as letras convidadas foram, uma a uma, direcionando-se ao Seu Alfabeto para dar seu respectivo presente. Logo após, todos cantaram o “parabéns”, comeram o bolo com refrigerante e houve a distribuição de brindes, como cartilhas de “ABC” e brinquedos.
A riqueza desse trabalho consiste nas condições didáticas planejadas pelas professoras para sala de aula com base em atividades de leitura, escrita, fichas didáticas e jogos pedagógicos, como bingos, alfabeto móvel, jogo de memória...etc, para promover aprendizagem dos alunos no sistema alfabético de escrita.

Um comentário:

  1. Parabéns meninas, Professoras Mara e Rosa, eu vejo de perto o esforço de voçês.........

    ResponderExcluir

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...