segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Centro de Formação de Professores promove encontro com os diretores



De 12 a 14 de agosto, acontece o encontro com os diretores das escolas municipais de Belém, são três os objetivos do encontro: Apresentar as ações já realizadas na Formação Continuada de Professores do CI; Analisar os resultados da avaliação da aprendizagem dos alunos de CI no I semestre letivo e Planejar ações para a gestão da aprendizagem no CI no II semestre 2013.
Tendo por foco alfabetizar plenamente 100% dos alunos de CI em todas as escolas, além da análise dos resultados gerais, por escola, da avaliação feita pelos professores em escrita, leitura, produção de texto e matemática, foram também apresentados os resultados da Provinha Brasil, que em 2013 apresentou melhores resultados do que os alcançados em 2012.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, desenvolvida pelo INEP/MEC, do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.
A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico que permite analisar os avanços e conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, nas habilidades de leitura e de matemática entre uma avaliação e outra.
Da análise partiu-se para os encaminhamentos das ações do diretor na escola: Acompanhar a distribuição e o uso do Material do Aluno do CI na sala de aula; Incentivar o uso do Material do Pacto: dicionários, livros de história e jogos na sala de aula; Elaborar plano de ação da escola para alfabetizar todos os alunos do CI principalmente do 3º ano; Manter os professores do Pacto (2013-2014) nas turmas de CI.
O encontro foi importante por buscar envolver os diretores nas reflexões sobre a condição do analfabeto na sociedade e a função social da escola em alfabetizar todos os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário