quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Programa de Correção de Fluxo Escolar

A SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) aderiu ao Programa de Correção de Fluxo, política nacional do MEC (Ministério da Educação), a ser realizada em 2010. O anúncio foi feito na reunião de diretores, em 01 de dezembro de 2009.
A correção de fluxo destina-se a alunos da rede municipal, que mesmo sem saber ler nem escrever frequentam turmas de CII, CIII, CIV, além dos que estão matriculados no CI a três anos mas não se alfabetizaram. Estes alunos continuam matriculados regularmente, mas passam a frequentar no contraturno, durante três meses uma turma específica de alfabetização.
O Programa consiste em cursos de formação de professores alfabetizadores, aulas no contraturno escolar três dias da semana no decorrer de três meses, material didático adequado. A primeira etapa iniciará em fevereiro a abril, o curso para os professores está previsto para 18 a 22 de janeiro e será ministrado pelo GEEMPA-Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, com sede em Porto Alegre-RS .
O professor que assumir a turma de correção de fluxo será remunerado pela SEMEC (100h), durante 3 meses. Este terá que participar do curso de formação.
Trata-se da operacionalização de uma medida que é absolutamente indispensável em âmbito nacional, face ao equívoco de promoção de alunos sem os pré-requisitos de enturmação na estrutura escolar, baseada na frequência e não na aprendizagem, decorrente do entendimento equivocado da LDB.

Para aderir ao Programa a escola deve: identificar os alunos que frequentarão a turma de Correção de Fluxo (incluir alunos da escola e UPs); indicar professor para assumir a turma; prover local para funcionamento da turma. Para isso, as escolas devem entregar a planilha, distribuída na reunião de diretores, no Centro de Formação de Professores ou na reunião de diretores até 15 de dezembro.
Mais informações sobre o Programa: www.geempa.org.br

Um comentário:

  1. Participei do curso ministrado pelo GEEMPA e fiquei com muita vontade de alfabetizar esses alunos que já foram tão machucados no seu direito de aprender. Adorei!!!! Parabéns para toda a equipe, em especial, à professora Janice, que coordenou com muita competência e tranquilidade a turma B. Valeu, valeria e valerá sempre. Valéria.

    ResponderExcluir