sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VIII Encontro de Coordenadores Pedagógicos


Aconteceu em 25 de novembro de 2009, das 8h às 12h, no auditório do NIED, o VIII encontro de formação do Projeto Expertise em Leitura e Produção de Textos. O encontro contou com a presença de 60 coordenadores pedagógicos e 8 formadores do Projeto Expertise.
No encontro criou-se uma ambiência de diálogo para tratar da avaliação da escrita de textos pela crianças, os coordenadores analisaram o resultado da avaliação final, realizada em novembro, em relação à produção escrita feita em abril, pelas mesmas crianças de CI 2o e 3o anos.
Destacaram avanços, principalmente a melhoria das produções dos alunos que estão no final do Ciclo. Mesmo as crianças que ainda não escrevem alfabeticamente já se apropriaram de elementos próprios da textualidade, contataram os CPs. Ao avaliar, consideraram as crianças mais receptivas ao ouvir e reescrever a história, o que demonstra que a prática de reescrita de textos já é uma prática nas turmas de CI.
Com base nas exposições dos CPs, apontou-se a necessidade de realizar nas HPs uma devolutiva da análise das produções dos alunos, com os professores na escola, para que constatem avanços obtidos e em que aspectos ainda podem trabalhar este ano e no próximo para que as crianças se tornem produtoras de textos.
Discutiu-se a problemática da retenção dos alunos no CI, enfatizando que o processo de aprendizagem é o foco da avaliação no Ciclo. A rigor no decorrer do Ciclo, não há retenção, destacaram as Coordenadoras do Expertise. Segundo a legislação, a avaliação deve se pautar no aproveitamento e na frequência.
Os Cps expuseram questões sobre o contexto de suas escolas em relação à retenção, destacando problemas de baixa frequência de alguns alunos, o que para eles leva a não aprendizagem e retenção. Outros enfatizaram a importância de se antecipar ao problema: cuidando da aprendizagem e intervindo junto às famílias e ao Conselho Tutelar para que as crianças frequentem regularmente a escola.
A discussão, que não se esgotou no encontro, colocou a mostra as dificuldades que a escola tem em lidar com a situação de alunos com problemas de baixa aprendizagem e frequência. Este problema deve ser tratado pela SEMEC, conjuntamente com o Conselho Municipal de Educação, recomendaram os CPs.
Foi feito estudo sobre Projetos, de uma entrevista da Délia Lerner, que consta no Compêndio dos coordenadores (p. 71-74). Recomendou-se que este estudo também seja feito na escola, na jornada pedagógica no início do ano, para fundamentar o planejamento docente de bons projetos de leitura e escrita a serem desenvolvidos no CI em 2010.
Após a avaliação escrita da formação, pelos Cps, o último encontro do Projeto em 2009 finalizou com a interpretação do texto literário: Três Velas, de Flávia Savary e a exibição do filme do Projeto, mostrando a trajetória da formação em 2009.
Na avaliação, os CPs destacaram pontos fortes da formação: "construção da aprendizagem tanto nossa quanto dos professores e alunos"; "troca de experiência, estudo, avaliação da aprendizagem e da atuação na escola com relação ao ensino-aprendizagem"; "o investimento na leitura e na escrita"; "trabalhar nossas demandas"; "momento de formação específico do coordenador"; "metodologia é o ponto forte"; "material rico em conteúdo e equipe compromissada"; "o carinho do Grupo-base aos coordenadores, tornando os encontros produtivos e agradáveis"; "a escolha do material de estudo e o compêndio"; "o retorno às inquietações dos CPs"; "olhar sempre inovador (do expertise) frente a um assunto que parece rotineiro".
Agradecemos a interlocução estabelecida em 2009 e esperamos realizar um bom trabalho em 2010.

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