quarta-feira, 23 de junho de 2010

Coordenadores pedagógicos participam da formação


Projeto Expertise em Alfabetização reuniu 40 coordenadores pedagógicos, no auditório do NIED, em 23 de junho. Na pauta, coordenada pelas Profas. Lorena Trescastro e Cilene Valente, teve estudo dos níveis da psicogênese da língua escrita, avaliação da escrita de crianças do CI 2o ano e condições didáticas da alfabetização.

Os objetivos do encontro de formação foram: estudar os níveis da psicogênese da alfabetização; avaliar a escrita das crianças de CI 2º ano; compartilhar condições didáticas da alfabetização; publicar avanços dos resultados da aprendizagem, observados em junho; e apontar metas e ações dos Coordenadores Pedagógicos para agosto.

A participação foi muito boa porque teve depoimentos de ações que estão dando certo para a melhoria das aprendizagens das crianças de CI. Os coordenadores reconhecem que o desenvolvimento de sequências didáticas na sala de aula, orientadas pelos formadores do ECOAR, tem resultado em boas aprendizagens.

As ações do coordenador em agosto será orientar o professor para o aproveitamento do tempo de aula, intensificando diariamente as condições didáticas da alfabetização e melhorar a frequência dos alunos às aulas. Foi sugerido, para agosto, trabalho na sala de aula com a sequência didática Matinta, (Compêndio Expertise em Alfabetização, p. 37-43). No próximo encontro em 25 de agosto (quarta-feira) será feito relato, pelos coordenadores, do resultado desse trabalho.
Ao final. foram divulgados os avanços no Projeto Expertise: 15 escolas e 11 UPS com mais de 50% de alfabéticos e 79 turmas sem alunos pré-silábicos em junho. Com esse trabalho pretende-se alfabetizar a todos até o final do ano letivo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

E. M. Amância Pantoja realizou Gincana Matemática




E. M. AMÂNCIA PANTOJA REALIZOU A I GINCANA INTERNA DA MATEMÁTICA


No dia 15 de junho de 2010, foi realizada, das 8 às 12 horas, na E M Amância Pantoja, a I Gincana Interna da Matemática, com os temas: CIDADANIA + VALORES - VIOLÊNCIA ÷ RESPONSABILIDADES x VITÓRIAS = SUCESSO NA MATEMÁTICA E NA VIDA.

Com atividades desafiadoras do raciocínio lógico-matemático, a gincana envolveu todas as turmas da escola que receberam nomes em alusão às “feras da África”: leão, zebra, rinoceronte, hipopótamo, girafa e outros, em consonância com a temática da Copa do Mundo, realizada na África do Sul.

As atividades e jogos matemáticos envolveram dinâmicas individuais e em grupo abordando conteúdos matemáticos. As questões trataram na aritmética: números, quantidades e operações e na geometria: formas e medidas.
Dentre as atividades envolvidas destacaram-se as pescarias das operações, o tangram e as gincanas das quantidades. Cada grupo alcançou uma determinada quantidade de pontos para cada atividade e ao final foi anunciada a turma que alcançou o maior número de pontos.
Venceu a gincana a turma denominada de “Zebra”, da professora Sheila Magno, porque obteve a maior quantidade de pontos, no entanto, pelo envolvimento dos alunos com a gincana e principalmente pelo bom encaminhamento das professoras e coordenadoras da escola E. M. Amância Pantoja, “a principal vitória foi a aprendizagem de todos”, afirmam os formadores do ECOAR que prestigiaram o evento.
As formadoras do ECOAR, Ângela Maria Pereira e Rita Bastos, comentaram que “foi bonito ver a participação da criançada e das professoras nos jogos”. O professor de matemática, Elienae Nascimento, elogiou a iniciativa da Diretora e da Equipe Técnica comentando que “eventos dessa natureza proporcionam o despertar do prazer de aprender matemática”. O evento foi encerrado com a distribuição de um saboroso mingau de milho.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ATIVIDADE CULTURAL NA E. M. ALFREDO CHAVES


Seis turmas do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização GEEMPA-FNDE das escolas de Icoaraci realizaram programação cultural no dia 11 de junho, sexta-feira, das 8h às 11h, na E. M. Alfredo Chaves, abordando as histórias trabalhadas com os alunos.
A abertura da atividade cultural iniciou com a palavra de boas-vindas, proferida pela profa. Carmem Ferreira, coordenadora do Grupo de Estudos de Pesquisas e Ação de Icoaraci – GEPAI e pela diretora da E. M. Alfredo Chaves, Socorro Gomes. Em seguida, foram feitas cinco apresentações.

Os alunos das professoras Carmem Ferreira e Cleonice Castilho, da E. M. Alfredo Chaves dramatizaram a história: O elefantinho no poço. A professora Maria Claudeci Ribeiro, da E. M. Ciro Pimenta, representou, com seus alunos, a história Dinomir na roça. A profa. Edna Cruz, do Liceu Mestre Raimundo Cardoso, encenou com seus alunos, a história Menina bonita do laço de fita. Os alunos da E. M. Madalena Raad, das professoras Márcia Cristina da Silva e Rosana Raimunda Vieira, encenaram a história Dinomir e Dinomira, personagens trabalhados no mês de junho para incentivar a leitura e a escrita pelos alunos. Na última apresentação, as professoras fizeram uma dramatização em apologia à Tecnologia de Correção de Fluxo que desenvolvem nas escolas municipais de Belém desde março.
Para finalizar, houve depoimento de mães dos alunos, elogiando o trabalho das professoras e manifestando satisfação com a alfabetização das crianças que frequentam as turmas do Programa.
Participaram da Atividade Cultural a Coordenadora do Centro de Formação de Professores, profa. Lorena Trescastro, e as formadoras Izafira Gregianin e Rosimar Miranda.

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...