segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fórum Paraense de Letras


LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: todos os fonemas são mágicos sinais...

De 20 a 22 de setembro aconteceu na UNAMA – Universidade da Amazônia – o 17º Fórum Paraense de Letras e a 15ª Semana Acadêmica de Pedagogia. A partir de conferências, mesas-redondas e comunicações de trabalhos, pesquisadores, professores e acadêmicos debateram o tema LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: todos os fonemas são mágicos sinais, inspirado no poema Canção para os Fonemas da Alegria, de Thiago de Melo.



No evento, que teve a Profa. Therezinha Gueiros como homenageada, foram feitas quatro comunicações pelo Centro de Formação de Professores, a saber: Projeto Expertise em Alfabetização, por Lorena Trescastro, Cilene Valente, Valéria Marques e Maricilda Barros; A produção de sequências didáticas no âmbito do Programa de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, por Cilene Valente, Lorena Trescastro, Ângela Pereira e Rita Silva; Para gostar de ler... é preciso vivenciar!, por Vera Travassos, Maricilda Barros e Ana Maria Souza; A inserção dos alunos de 06 anos no Ensino Fundamental e o uso social da leitura e escrita, por Izabel Santos, Márcia Silva e Marinalva Costa.

Os trabalhos apresentados pela equipe da SEMEC, em interlocução com muitos outros, reafirmam a necessidade de se prosseguir estudando sobre letramento e educação. Isso porque se faz necessário propor ações no âmbito da gestão e da sala de aula para que sejam criadas condições didáticas que tornem as crianças de 6 a 8 anos leitoras e produtoras de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...