quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Expertise em Alfabetização - setembro


PRODUÇÃO DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO FOI O TEMA ESTUDADO COM OS PROFESSORES DE CI NA FORMAÇÃO EM SETEMBRO
De 31 de agosto a 13 de setembro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu 9 encontros de formação do Projeto Expertise, nas escolas municipais da SEMEC, com a participação de 180 professores de CI 1º ano e 35 coordenadores pedagógicos.

O encontro iniciou com o estudo dos critérios para avaliação da produção de texto do aluno. Em seguida, com base no vídeo: Avaliação inicial na produção de texto (Nova Escola) foram identificadas pelos professores atividades a serem realizadas em sala de aula. Por fim, foi feito o estudo e o planejamento de sequências didáticas com foco na produção de textos.



Um dos encontros de formação, realizado dia 13 de setembro, na E. M. Ernestina Rodrigues, contou com a presença de todos os professores, num total de 32, pertencentes a este grupo de escolas. Para as formadoras Ângela Pereira e Rita Bastos, “as professoras estudaram os critérios da avaliação do texto e brilharam na análise que fizeram dos textos produzidos pelos alunos”.

Para contribuir com o trabalho docente foi distribuído aos professores o Material do Aluno, com atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. No material, o ponto de partida é sempre o texto, nos diferentes gêneros: lenda, música, bilhete, direitos da criança, poesia.

Na formação, os professores receberam orientações de que o texto deve ser lido e explorado de várias formas para depois os alunos realizarem as atividades de leitura e escrita e matemática do Material do Aluno.

“A escrita de texto pelo aluno é condição básica para que esteja alfabetizado ao final do ano letivo, por isso é tão importante incluir este tema na formação dos professores alfabetizadores”, afirma Lorena Trescastro, coordenadora do Projeto Expertise.

Cronograma do Projeto Expertise em setembro
19 a 22 de setembro - formação para os professores de CI 2º ano, em três turnos, com início às 7h30, 11h30 e 15h
23 de setembro – formação dos coordenadores pedagógicos,em dois turnos, com início às 8h e 14h
26 a 29 de setembro - formação dos professores de CI 3º ano, em três turnos, com início às 7h30, 11h30 e 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...