terça-feira, 23 de outubro de 2012

Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização (GEEMPA – FNDE – SEMEC)

PROFESSORES DE BELÉM PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO EM MOJU

Vinte e quatro professoras da Secretaria Municipal de Educação de Belém participaram da Assessoria do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização (GEEMPA – FNDE), que reuniu 80 professores paraenses, de 18 a 20 de outubro de 2012, na Escola Municipal Othon Lima, em Moju.

Estas professoras, que participam do Programa em andamento desde 2010, têm o compromisso de alfabetizar 708 alunos, com mais de 8 anos, até final do ano letivo, em 28 turmas, que funcionam no contra turno escolar, nas escolas municipais de Belém.

O objetivo da Assessoria, realizada em Moju, foi acompanhar o andamento das ações e estudar os fundamentos teóricos e práticos da didática pós-construtivista, sob orientação da equipe do GEEMPA.

A programação da Assessoria contou com a palestra: Remexendo as entranhas das escolas, proferida pela Professora Dra. Esther Pillar Grossi. Teve também atividade cultural com apresentação de alunos das escolas municipais de Moju.
No decorrer dos três dias foi feita análise da produção escrita dos alunos, da densidade da aula e qualidade da didática utilizada pelo professor, do andamento da turma quanto à frequência às aulas e estudo de metodologias para a aprendizagem dos alunos em leitura e escrita. A arte também foi estudada, inclusive com distribuição aos professores de reproduções da obra de Portinari.

No sábado, pela manhã, cada município apresentou seu planejamento estratégico para o alcance da meta de “Alfabetizar 100% dos alunos até final do ano”, diz a coordenadora municipal do Programa em Belém, Professora Lorena Trescastro.
O município de Belém encontra-se na VI fase do Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização. Dos oito municípios paraenses (Xinguara, Moju, São Francisco do Pará, São Sebastião da Boa Vista, Soure, Inhangapi, Santarém Novo, Belém) que participaram da Assessoria, realizada em Moju, Belém teve presença plena com a participação de 100% dos professores que atuam no Programa.

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