quinta-feira, 13 de junho de 2013

RELATOS DOS PROFESSORES DE MOSQUEIRO

Uma das estratégias da formação de professores de CI do Projeto Expertise em Alfabetização é o relato de práticas bem sucedidas, numa conversa de professor para professor. O objetivo é compartilhar práticas didáticas que levam os alunos a se alfabetizarem.
A formadora Luiza Silva, que compõe a equipe de assessoramento às escolas de Mosqueiro, conta o que três professores narraram na formação de junho.

RELATO 1:
Sequência didática desenvolvida pela Professora FERNANDA LOURDES VALENTE MENDES,  na turma de C1 3º ano da Escola Lauro Chaves, a partir da história Estela conta estrelas.
Tudo começou com a leitura da história; manhã  de  autógrafo  na  escola; letra  inicial  dos  nomes; glossário; bingos: de  figuras, letra  inicial  e  final, de  palavras, glossário  de palavras  trocadas; texto  ilustrado; o  que tem nessas imagens que Estela adorava contar?; painel  ilustrado; vídeos como surgem as estrelas?; autoditado; desenho livre; alfabeto móvel; recolha o maior número de autógrafo de seus familiares; faça um desenho de como você imagina Estela; pesquise  o nome dos planetas; faça uma lista de coisas que podem ser contadas em sua casa; pesquise nome de estrelas.
Dentre as atividades da sequência destacaram-se: Leitura e dramatização pelos alunos da turma com o mesma tema e atividade de ilustração da história - Estela conta as estrelas, realizada no laboratório de informática.

RELATO 2:
Os professores NATALINO DA SILVA ALEXANDRE E LAIS SALES DOS SANTOS desenvolveram a sequência didática: A RIQUEZA DAS ERVAS MEDICINAIS, da ESCOLA DONATILA LOPES, em quatro turmas de C1 3º ano.
A sequência didática teve as seguintes etapas: leitura do texto com os alunos; atividade de escrita: ditado dos nomes das plantas; atividades de pesquisa com os pais - plantas conhecidas e suas utilidades; confecção de um glossário com plantas pesquisadas pelos alunos; pesquisa de campo: visita à casa de moradores da comunidade e entrevistas; montagem de um álbum de ervas medicinais; socialização dos conhecimentos na sala de informática.

RELATO 3:

O professor GILDERSON FAVACHO CEZAR DA TRINDADE, da Escola Abel Martins, apoiou-se na sequência didática Menina Bonita de Laço de Fita, que está no Compêndio da formação Alfabetização, letramento e matemática e nas atividades previstas no material do aluno para trabalhar os alunos que se encontram em diferentes níveis de aprendizagem da escrita.
A atividade consiste na organização de grupos de alunos com diferentes níveis da Psicogênese da língua escrita,  para desenvolver atividades propostas de leitura, escrita e análise de aspectos da língua escrita, inerentes aos conteúdos da alfabetização. Tudo isso para promover os avanços na aprendizagem de seus alunos.
Para a formadora Luiza da Silva, "apresentar as práticas na formação para os colegas de trabalho, que enfrentam situações semelhantes de aprendizagem na sala de aula, ajuda os professores a coletivamente refletirem sobre suas próprias práticas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...