Objetivos
Formar coordenadores capazes de orientar a prática docente para o ensino-aprendizagem de leitura e produção de texto em turmas de Ciclo I (2º e 3º ano).
Orientar o processo de avaliação e a acompanhamento da aprendizagem da crianças.
Fornecer condições para que o coordenador organize o cronograma e a pauta dos encontros com os professores na escola (HPs semanais).
Realizar momentos de estudo a fim de ampliar os fundamentos teóricos-práticos dos coordenadores sobre o uso de textos na alfabetização.
Estudar estratégias de formação de professores para orientar a leitura e a produção de textos de crianças, utilizando diferentes gêneros textuais.
Meta
Ao final do projeto, em novembro, 80% das crianças de CI 2º ano e 100% das crianças de CI 3º ano deverão produzir textos, com caracterÍsticas de textos escritos, conforme critérios da avaliação textual estudados no projeto.
Público-alvo
Coordenadores das escolas que orientam a prática de professores de CI 2º e 3º ano.
Estratégias da formação
Apresentação da proposta para os coordenadores;
Planejamento coletivo das pautas de formação a serem realizadas pelo coordenador pedagógico com os professores de sua escola;
Observação e intervenção nas ações formativas realizadas pelos coordenadores pedagógicos;
Análise de sequências didáticas e materiais didáticos, usados pelos professores;
Estudo de texto específico sobre o tema em questão;
Registro do processo de formação.
Avaliação
Diagnóstico inicial (abril) e final (novembro) da reescrita do aluno de um texto lido. Levantamento das necessidades pedagógicas dos professores.
Registro reflexivo, por escrito, do percurso de aprendizagem dos sujeitos envolvidos.
Conteúdos da formação
Março
Competências do formador
Avaliação da escrita (texto)
Critérios da avaliação
Abril
Organização do trabalho pedagógico do professor
Projeto de pauta de formação
Maio
Práticas de leitura
Leitura feita pelo professor
Junho
Práticas de escrita
Análise de semana de aula
Agosto
Alfabetização e contextos letrados
Conteúdos da alfabetização
Setembro
Elementos da textualidade
Revisão de textos
Outubro
Ensinando ortografia
nálise da escrita da criança
Novembro
Projetos de leitura e escrita
Avaliação da formação
Abrangência do projeto
Participarão do projeto os coordenadores pedagógicos que atuam com turmas de CI 2º e 3º anos de todas as escolas. No primeiro encontro de formação foram fornecidas as orientações para a avaliação da escrita da criança. As escolas participantes do projeto são as que trouxerem o resultado da avaliação em abril e participarem de 80% dos encontros de formação.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PAULO FREIRE - Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Educação de Belém. Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/DIED - Belém/Pará.
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