quarta-feira, 31 de março de 2010

Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização



Nos dias 29 e 30 de março, ocorreu no Centro de Formação de Professores da SEMEC reunião com os diretores das escolas que iniciarão o Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização - GEEMPA-FNDE-SEMEC. Na reunião foram dadas, pela coordenadora municipal do Programa, profa. Lorena Trescastro, orientações sobre o andamento da ação nas escolas e distribuído o kit do material didático do aluno e de estudo do professor.

Para a implantação do Programa, as turmas devem ser formadas com 25 alunos que avançaram no Ciclo porém não estão ainda alfabetizados. A professora que assumirá a turma foi formada na tecnologia de alfabetização do GEEMPA em fevereiro. Os alunos terão aulas, no contraturno do horário habitual de aulas, durante três meses, três dias na semana (segunda, quarta e sexta-feiras), com três horas de atividades pedagógicas. A terça-feira será dedicada ao planejamento e elaboração de fichas didáticas pela professora e na quinta-feira ela se reunirá em grupo de estudos sobre a metodologia de alfabetização.

Inicialmente os alunos serão avaliados, mediante realização de aula entrevista, para verificar o nível de conceitualização da alfabetização em que os alunos se encontram, essa mesma avaliação será aplicada, pelas professoras, ao final de abril para comparar com a avaliação anterior e verificar os avanços obtidos. Os resultados da aula entrevista, as dificuldades de aprendizagem dos alunos e as didáticas de alfabetização serão estudados na Assessoria que o GEEMPA realizará nos dias 3 e 4 de maio.

A meta da primeira fase do Programa é alfabetizar 1.250 alunos até 30 de junho.

Escolas que iniciam em 05 de abril o Programa de Correção de Fluxo - 1a fase:
Amância Pantoja; Edson Luís; Ernestina Rodrigues; Francisco Nunes;
Alzira Pernambuco; Comandante Klautau; Ida Oliveira; Maria Luiza Pinto do Amaral;
Palmira Gabriel; Maria Stellina Valmont; Parque Amazônia; Solerno Moreira;
Augusto Meira; Cordolina Fontelles de Lima; Florestan Fernandes; Gabriel Lage;
Maria Amoras de Oliveira; Walter Leite, Silvio Nascimento;
Alfredo Chaves; Liceu do Paracuri; Madalena Raad;
Donatila Lopes; Maroja Neto, República de Portugal; Terezinha Souza;
Ciro das Chagas Pimenta; Paulo Freire; Maria Heloisa de Castro; Silvio Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...