quarta-feira, 31 de março de 2010

Projeto Expertise em Alfabetização para os professores do CI 2º ano e 3º ano



De 22 a 31 de março ocorreu, no Centro de Formação de Professores da SEMEC, a formação mensal do Projeto Expertise para os professores do CI 2º ano e 3º ano. Cada professor participou de um grupo de estudos de 3 horas intensivas de pesquisa e elaboração, no horário da sua HP - Hora Pedagógica. Nos dez dias, participaram 260 professores.

O primeiro encontro iniciou com uma dinâmica de apresentação utilizando fósforo, seguida da leitura de uma poesia, como uma metáfora para refletir sobre o aproveitamento do tempo e a estratégia adequada para a aprendizagem do aluno. A intenção foi “acender a chama do conhecimento”.

Em seguida, foi solicitado aos professores que escrevessem um texto próprio sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A análise do conteúdo do escrito, pelos formadores, servirá de diagnóstico das necessidades didáticas dos professores para orientar a pauta dos conteúdos que serão estudados nos próximos encontros.

Os temas estudados pelos professores em março foram: Avaliação para a aprendizagem, Provinha Brasil, Instrumentos de avaliação em escrita e matemática, Leitura e escrita de texto e Jogos para o ensino da matemática.

Na formação, foi entregue aos professores o compêndio de textos Expertise em Alfabetização, com orientações didáticas para subsidiar o estudo nas HPs e o planejamento das aulas para melhorar a alfabetização dos alunos nas escolas municipais de Belém.

Esta é mais uma ação que o Programa ECOAR vem desenvolvendo para contribuir com o trabalho das escolas. A formação é para os professores, mas o foco principal é a alfabetização e o letramento dos alunos.

3 comentários:

  1. Parabéns pelos resultados positivos do trabalho deste
    programa!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos reconhecimento. Nosso trabalho segue... a pauta da formação de abril está em construção.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...