quarta-feira, 5 de maio de 2010

Programa de Correção de Fluxo em Belém

Tecnologia de correção de fluxo escolar na alfabetização
GEEMPA-FNDE-SEMEC

Acontece em Belém de 6 a 8 de maio, no Belém Soft Hotel (Av. Brás de Aguiar, 612), com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Belém – SEMEC, a primeira Assessoria do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização GEEMPA/FNDE/SEMEC, com programação intensiva, das 8h às 21h, sob orientação da Profa. Dra. Esther Pillar Grossi, para acompanhamento do trabalho dos professores de 10 municípios paraenses que estão aplicando a tecnologia de alfabetização do GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, com sede em Porto Alegre – RS. O foco da tecnologia é alfabetização em 3 meses.
Além de Belém, com 50 participantes, participam da Assessoria professores de outros municípios do Pará: Bagre (09), Garrafão do Norte (05), Inhangapi (04), Moju (14), São Franscisco do Pará (03), São Sebastião da Boa Vista (03), Santarém Novo (04), Soure (05), Tucuruí (10). A Assessoria reúne 104 professores que realizaram o curso em fevereiro e, atualmente, atuam nas turmas do Programa de Correção de Fluxo em escolas municipais.
Paralelamente à Assessoria, o GEEMPA promove, no mesmo local, um curso com 60 professores de 10 municípios do Pará: Xinguara, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Moju, Bom Jesus do Tocantins, Porto de Moz, São Sebastião da Boa Vista, Maracanã, Terra Alta e Tucuruí, além de um município do Amapá: Mazagão.
De acordo com a Coordenadora Municipal do Programa em Belém, profa. Lorena Trescastro, “o objetivo da tecnologia consiste em acertar o passo das aprendizagens escolares a partir do seu limiar fundamental, que é a aquisição da leitura e da escrita de um texto. Para isso são estudadas as didáticas da alfabetização com base nos níveis da psicogênese da língua escrita, apoiada no Construtivismo pós-piagetiano”.
Para saber mais acesse: http://www.geempa.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...