segunda-feira, 24 de maio de 2010

II ENCONTRO DE FORMAÇÃO EXPERTISE DO COORDENADOR


Reuniram-se 61 coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Belém, no auditório do Núcleo de Informática Educativa – NIED, em 24 de maio, das 8h às 12h, para o II Encontro de Formação Expertise do Coordenador, como parte do Programa ECOAR, sob orientação dos formadores do Grupo-base da Secretaria Municipal de Educação-SEMEC.

No encontro foram estudados, em equipe, os conteúdos da alfabetização, sob orientação da Profa. Lorena Trescastro, com ênfase para as situações didáticas: leitura feita pelo professor, produção de texto, escrita e leitura pela criança. Cada equipe apresentou o que deve fazer o coordenador pedagógico para que as condições didáticas da alfabetização sejam criadas na escola.


Após o estudo, foram analisados, pela Profa. Cilene Valente, os resultados da avaliação da aprendizagem das crianças de CI em escrita, produção de texto e matemática, sendo 6.304 alunos de CI 1º ano, 2.571 alunos de CI 2º ano e 1.457 alunos de CI 3º ano, totalizando 10.332 alunos avaliados em abril de 2010. Foram expostos, também, pelas formadoras Rosimar Miranda e Rita Bastos, os resultados da Provinha Brasil, aplicada em 51 escolas e 6 unidades pedagógicas, no mês de abril, totalizando 4.670 alunos avaliados de CI 2º ano.


Para finalizar foram feitos encaminhamentos para melhoria dos resultados da aprendizagem nas escolas, incluindo estudo de sequências didáticas para a alfabetização no Compêndio Expertise em Alfabetização: contribuição ao planejamento docente que foi entregue aos coordenadores para subsidiar os estudos nas Horas Pedagógicas nas escolas. O próximo encontro de formação será dia 23 de junho de 2010.


Um comentário:

  1. Parabéns pelas ricas informações contidas neste blog! Gostaria de compartilhar com vocês minha mais recente composição. Leve aos nossos professores a letra desta canção, pois nós podemos fazer a diferença.

    Precisamos de paz, violência jamais!

    Precisamos de paz,
    Violência jamais,
    Na escola eu preciso
    Aprender.

    A amar meu irmão,
    Segurar sua mão,
    E seguir semeando,
    A união.

    Eu não quero ver briga,
    Pontapé ou empurrão,
    Vamos todos cantar,
    A canção.

    Paz na escola,
    Paz no coração,
    Entre neste time,
    Violência não.

    A escola é o espaço,
    Pra ensinar e aprender,
    E para ter vida,
    Só depende de você.

    Diga não ao bullying,
    Aprenda essa lição,
    E leve para o mundo,
    A nossa canção.

    Paz na escola,
    Paz no coração,
    Entre neste time,
    Violência não.


    Autora: Leonor Alves.

    ResponderExcluir

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...