quarta-feira, 26 de maio de 2010

Expertise em Alfabetização: contribuição ao planejamento docente


ECOAR lança mais um compêndio de textos nos encontros de formação de professores de CI 1º ano de 27 de maio a 10 de junho.

O Compêndio reúne uma coletânea de textos para serem estudados pelos professores em encontros mensais de formação continuada e nas horas pedagógicas na escola. Além de fichas didáticas para trabalharem com o aluno, o compêndio traz doze textos de estudo para subsidiar o planejamento docente. Eles tratam sobre propostas de atividades e sequências didáticas para a alfabetização de crianças.

Os doze textos, produzidos pelos formadores do ECOAR, trazem contribuições para que o professor melhore a qualidade do planejamento das aulas dando condições para que seus alunos pensem sobre o sistema alfabético da língua escrita e se apropriem de práticas sociais de letramento.

Numa diversificação de textos e temas explorados, as sugestões trazem pegadas do estar na sala de aula porque propõem um trabalho de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita apoiado em fundamentos da alfabetização e campos semânticos ligados à cultura, à textualidade, ao lúdico e à corporeidade que marcam o universo infantil.

Segundo a coordenadora do Programa ECOAR, profa. Lorena Trescastro, “a publicação situa-se no campo da didática, apoiada na dialogia com o fazer na escola, do olhar refinado dos formadores para as ausências na intervenção docente. Além de incluir práticas de alfabetização já testadas e bem sucedidas no contexto da alfabetização desenvolvida no Projeto Expertise.”

Encontro de formação Expertise em Alfabetização CI 1º ano

Para o alcance da meta de que todos os alunos matriculados no CI 1º ano se alfabetizem no decorrer do ano letivo de 2010, o encontro de formação de professores da Expertise em Alfabetização, em junho, tratará dos conteúdos e da didática da alfabetização com base na análise dos resultados da avaliação da aprendizagem que vem sendo realizada pelos professores desde fevereiro. Os avanços da aprendizagem da escrita já podem ser observados se compararmos os resultados das avaliações de fevereiro em relação às de maio. Com base no estudo será elaborado, por escola, o planejamento de aulas para o mês de junho.

A pauta da formação iniciará com a escrita e a leitura em voz alta, pelo professor, de um texto sobre o melhor dia de aula do mês de maio. O conteúdo de seu texto será analisado pelos colegas, identificando as condições didáticas criadas e suas ausências. Com esta análise serão apontadas condições didáticas da alfabetização que ainda são pouco trabalhadas pelos professores em sala de aula, para que as incluam em seu planejamento.

Em seguida serão retomados os conteúdos da alfabetização, já estudados na Hora Pedagógica na escola, para o estudo de práticas didáticas de leitura e de escrita a partir de um vídeo: Textos que se sabe de cor (PROFA/MEC). A observação do que fazem os professores e os alunos no vídeo exibido poderá contribuir para a reflexão da prática docente. Dando continuidade, serão analisados os resultados da avaliação da escrita da criança, por escola, para definir metas e condições didáticas para subsidiar o planejamento.

Para finalizar o encontro, será feito o lançamento do compêndio de textos, elaborado pelos formadores do ECOAR, Expertise em Alfabetização: contribuição ao planejamento docente. Após a leitura da apresentação, feita pela Secretária, profa. Therezinha Moraes Gueiros, será estudada a sequência didática com o campo semântico Festa Junina para orientar o planejamento para junho, observando as condições didáticas da alfabetização. Participam da formação 274 professores.

Cronograma dos encontros de formação

27 de maio – 8h, na E. M. Donatila Lopes – Formadoras Cilene Valente e Luiza Pereira
01 de junho – 8h na E. M. Francisco Nunes – Formadoras: Ângela Pereira e Rita Bastos
01 de junho – 8h, na E. M. Walter Leite Caminha – Formadoras: Socorro Cabral e Madalena Martins
01 de junho – 8h, na E. M. Alfredo Chaves – Formadoras: Izafira Gregianin e Rosimar Miranda
02 de junho – 8h, na E. M. Miguel Pernambuco Filho – Formadoras: Socorro Lima e Valéria Risuenho
02 de junho – 8h, na E. M. Ruy da Silveira Brito – Formadores: Elienae Nascimento, Walter Braga e Renato Pinto
07 de junho – 8h, no Centro de Formação de Professores - SEMEC – Formadoras: Marta Ferreira e Kátia Nina
10 de junho – 8h na E. M. Silvio Leandro – Formadoras: Maricilda Barros e Vera Travassos
10 de junho – 8h na E. M. Alzira Pernambuco – Formadores: Isabel Santos e Mauro Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...