quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Expertise em Alfabetização - Agosto

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LETRAMENTO SÃO TEMAS ESTUDADOS NO PROJETO EXPERTISE EM AGOSTO



E. M. Maria Luiza Pinto do Amaral, em 04.08


O Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu de 2 a 8 de agosto 9 encontros de formação do Projeto Expertise em Alfabetização, nas escolas municipais da SEMEC, com a participação de 180 professores de CI 1º ano e 35 coordenadores pedagógicos. Alfabetização matemática e letramento foram os temas estudados pelos professores na formação.


O encontro iniciou com as boas vindas às professoras no retorno das férias e a retomada da meta do Projeto Expertise em alfabetizar 100% dos alunos de CI matriculados na rede municipal de Belém, até o final do ano letivo em dezembro. Como atividade de acolhida e sensibilização, foi lido o livro Receitas de Olhar de Roseana Murray, em que cada professor selecionou e leu um poema. A leitura em voz alta para compartilhar o conteúdo de um escrito é uma prática da formação que aponta para a necessidade de que o professor também leia, em sala de aula, para seus alunos bons textos literários.

Para abordar práticas de letramento, foi feita com os professores a análise de textos produzidos por seus alunos, observando o que eles já sabiam e o que precisavam aprender. Nos textos, foram observados aspectos, como o gênero textual escolhido, a presença de título, coerência, coesão, concordância, pontuação, ortografia, margem e segmentação de palavras no texto. Os professores também relataram as práticas de letramento desenvolvidas em sala de aula para que os alunos produzissem texto, enfatizando o uso de livros infantis e do livro didático.


Como parte do estudo, os professores assistiram aos vídeos Escrita pelo aluno para aprender a escrever e Ditado para escriba: produção de texto oral com destino escrito (Nova Escola), a fim de pontuar as práticas de leitura e escrita de textos na alfabetização de crianças, seus aspectos e relevâncias. Depois, foi estudado, coletivamente, o texto Escrita de Texto na Alfabetização que apresenta uma sequência didática com propostas de atividades de leitura, escrita e produção de texto a serem realizadas com os alunos.


Na sequência, com a mediação dos formadores, foi preenchido e analisado o mapa da aprendizagem das turmas em escrita e matemática, a fim de refletir sobre o andamento de cada turma, em termos dos resultados da aprendizagem tendo em vista o alcance da meta de alfabetizar a todos. Para os alunos ainda não alfabetizados foi solicitado um plano de ação a ser executado no mês de agosto.


Como sugestão de atividade envolvendo a matemática, foi feita a simulação do jogo do repartir, cujo registro envolve o uso de numerais e operações matemáticas. As questões do teste de matemática, a ser realizado pelos alunos em agosto, foram analisadas pelas professoras apontando para a necessidade de realizar um trabalho sistemático com números e operações visando a alfabetização matemática das crianças.


Por fim, os professores elaboraram o planejamento de aulas com atividades de letramento e matemática a partir do estudo de propostas didáticas com o gênero lenda, no compêndio Expertise em Alfabetização: Formação de Professores.

Os próximos encontros de formação para os professores de CI 1º ano serão de 31 de agosto a 13 de setembro, às 8 horas, nas seguintes escolas, conforme cronograma abaixo:
31/08 - E. M Miguel Pernambuco
01.09 - E. M. Alfredo Chaves
01.09 - E. M. Paulo Freire
01.09 - E. M. Donatila Lopes
01.09 - E. M. Ruy Britto
01.09 - E. M. Maria Luiza
12.09 - E. M. República de Portugal
13.09 - E. M Walter Leite
13.09 - E. M. Ernestina Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...