quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PROVINHA BRASIL 2011- Matemática

A avaliação de Matemática da Provinha Brasil destina-se a alunos do CI 2o ano


No início de agosto, a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC recebeu do Ministério da Educação - MEC e encaminhou às escolas o kit para aplicação do teste da Provinha Brasil de Matemática. É a primeira vez que será avaliada a alfabetização matemática, pela Provinha Brasil, que realiza anualmente dois testes de leitura. O teste será aplicado em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.


O objetivo da Provinha Brasil é realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização matemática das crianças após um ano de estudos no Ensino Fundamental. O diagnóstico serve para orientar o planejamento dos professores no sentido de focalizar as necessidades de aprendizagem dos alunos.


Os professores de CI 2o ano estão estudando nesta semana, de 08 a 11 de agosto, os fundamentos e práticas da matemática na formação continuada do Projeto Expertise em Alfabetização, promovida pelo Centro de Formação de Professores - SEMEC.

"Às escolas foi dada orientação que antes da aplicação do teste, a direção e a coordenação pedagógica devem encaminhar o estudo do Guia de Aplicação, de Correção e Interpretação de Resultados e Reflexões sobre a prática na Hora Pedagógica com os professores", afirma Lorena Trescastro, coordenadora do Centro de Formação de Professores.

CRONOGRAMA PROVINHA BRASIL - SEMEC BELÉM
1 a 5 de agosto - Entrega do kit nas escolas

8 a 12 de agosto - Estudo da Provinha Brasil na Formação de Professores – Expertise em Alfabetização

15 a 19 de agosto - Estudo e organização da aplicação do teste na HP dos professores nas escolas

22 a 26 de agosto - Aplicação do teste em turmas de CI 2o ano

29 agosto a 2 setembro - Correção e interpretação dos resultados pelos professores e CPs

5 a 9 setembro - Planejamento a partir da análise dos resultados

12 a 16 de setembro - Envio dos resultados em formulário eletrônico (link no blog)

29 de setembro - Estudo dos resultados e apresentação do planejamento na formação dos coordenadores

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