CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PAULO FREIRE - Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Educação de Belém. Secretaria Municipal de Educação - SEMEC/DIED - Belém/Pará.
quarta-feira, 19 de junho de 2013
PROVINHA BRASIL TESTE LEITURA 1 2013
INFORME O RESULTADO UTILIZANDO OS LINKS ABAIXO
PROVINHA BRASIL TESTE LEITURA 1/2013
PROVINHA BRASIL TESTE MATEMÁTICA 1/2013
MEC DIVULGA ERRATA - PROVINHA BRASIL MATEMÁTICA 2013
Vejam errata:
Provinha Brasil – 1º S/2013 – Teste 1
No Guia de Correção e Interpretação dos Resultados, deve ser feita a seguinte alteração na "Ficha de Correção - Matemática", página 51: para a Questão 15 o gabarito é (D).
sexta-feira, 14 de junho de 2013
ORIENTADORES DE ESTUDO RECEBEM MATERIAL DO PACTO
Os 32 orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do município de Belém receberam o kit com 35 cadernos do material de estudo da formação de professores alfabetizadores.
A entrega aconteceu no dia 14 de junho de 2013, na reunião semanal que a equipe realiza, toda sexta-feira das 8h às 12h, no Centro de Formação de Professores.
Na reunião, foi feita a avaliação da formação de junho e construída agenda de ações da equipe, que inclui análise e registro do acompanhamento da avaliação mensal em escrita, leitura, texto e matemática; revisão no material do aluno a ser entregue aos professores no segundo semestre e a elaboração de pautas de formação para o mês de agosto.
Na formação de agosto, será a vez dos professores alfabetizadores receberem o material de estudo do Pacto.
Na formação de agosto, será a vez dos professores alfabetizadores receberem o material de estudo do Pacto.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
RELATOS DOS PROFESSORES DE MOSQUEIRO
Uma das estratégias da formação de professores de CI do Projeto Expertise em Alfabetização é o relato de práticas bem sucedidas, numa conversa de professor para professor. O objetivo é compartilhar práticas didáticas que levam os alunos a se alfabetizarem.
A formadora Luiza Silva, que compõe a equipe de assessoramento às escolas de Mosqueiro, conta o que três professores narraram na formação de junho.
RELATO 1:
Sequência didática desenvolvida pela Professora FERNANDA LOURDES VALENTE MENDES, na turma de C1 3º ano da Escola Lauro Chaves, a partir da história Estela conta estrelas.
Tudo começou com a leitura da história; manhã de autógrafo na escola; letra inicial dos nomes; glossário; bingos: de figuras, letra inicial e final, de palavras, glossário de palavras trocadas; texto ilustrado; o que tem nessas imagens que Estela adorava contar?; painel ilustrado; vídeos como surgem as estrelas?; autoditado; desenho livre; alfabeto móvel; recolha o maior número de autógrafo de seus familiares; faça um desenho de como você imagina Estela; pesquise o nome dos planetas; faça uma lista de coisas que podem ser contadas em sua casa; pesquise nome de estrelas.
Dentre as atividades da sequência destacaram-se: Leitura e dramatização pelos alunos da turma com o mesma tema e atividade de ilustração da história - Estela conta as estrelas, realizada no laboratório de informática.
RELATO 2:
Os professores NATALINO DA SILVA ALEXANDRE E LAIS SALES DOS SANTOS desenvolveram a sequência didática: A RIQUEZA DAS ERVAS MEDICINAIS, da ESCOLA DONATILA LOPES, em quatro turmas de C1 3º ano.
A sequência didática teve as seguintes etapas: leitura do texto com os alunos; atividade de escrita: ditado dos nomes das plantas; atividades de pesquisa com os pais - plantas conhecidas e suas utilidades; confecção de um glossário com plantas pesquisadas pelos alunos; pesquisa de campo: visita à casa de moradores da comunidade e entrevistas; montagem de um álbum de ervas medicinais; socialização dos conhecimentos na sala de informática.
RELATO 3:
O professor GILDERSON FAVACHO CEZAR DA TRINDADE, da Escola Abel Martins, apoiou-se na sequência didática Menina Bonita de Laço de Fita, que está no Compêndio da formação Alfabetização, letramento e matemática e nas atividades previstas no material do aluno para trabalhar os alunos que se encontram em diferentes níveis de aprendizagem da escrita.
A atividade consiste na organização de grupos de alunos com diferentes níveis da Psicogênese da língua escrita, para desenvolver atividades propostas de leitura, escrita e análise de aspectos da língua escrita, inerentes aos conteúdos da alfabetização. Tudo isso para promover os avanços na aprendizagem de seus alunos.
Para a formadora Luiza da Silva, "apresentar as práticas na formação para os colegas de trabalho, que enfrentam situações semelhantes de aprendizagem na sala de aula, ajuda os professores a coletivamente refletirem sobre suas próprias práticas".
sexta-feira, 7 de junho de 2013
PROVINHA BRASIL 2013
Envio do resultado pelo link disponível no blog:
http://www.expertiseemalfabetizacao.blogspot.com
|
|
quarta-feira, 5 de junho de 2013
FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Aconteceu dia 05 de junho de 2013 a formação dos coordenadores pedagógicos que atuam junto aos professores das turmas de CI. Foram duas turmas pela manhã e uma a tarde, totalizando a participação de 85 coordenadores.
A pauta iniciou com a apreciação de texto literário: Existe tarefa mais importante realizada pela escola do que esta de ensinar a ler e escrever?, de Bartolomeu Campos de Queirós. Em seguida foram feitos estudos em grupo sobre os conteúdos da alfabetização. Dos estudos cada equipe procurou responder a questão: O que devem fazer os Coordenadores Pedagógicos?, com ênfase em Leitura feita pelo professor, Produção de textos e Situações de escrita e de leitura pela criança.
Foram estudados os critérios e encaminhamentos da avaliação da aprendizagem em escrita, matemática e leitura, com ênfase para as questões da Provinha Brasil de leitura e matemática.
A formação incluiu vivências das condições didáticas para alfabetização. Dos estudos feitos, o coordenador leva sugestões e encaminhamentos para acompanhar o trabalho dos professores em sala de aula.
ESCRITA DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO
A sequência didática iniciou com a leitura do texto: A Lenda da mandioca, pela professora e pelos alunos, em seguida foi feita a exploração oral da compreensão leitora pelos alunos.
Como atividade de reescrita do texto, os alunos contaram a lenda para a professora que as escreveu no quadro, diante dos alunos, apontando para os aspectos da textualidade: título, gênero textual, coesão e coerência, pontuação, emprego de letras maiúsculas, segmentação de palavras no texto, flexão de gênero e número, na medida em que escrevia, explicava tais aspectos envolvendo os alunos na atividade.
As palavras extraídas do texto compuseram um glossário, cujas palavras foram lidas e exploradas em diversas atividades, incluindo pesquisa de palavras no dicionário.
Ao final, os alunos fizeram a escrita do texto estudado em grupo. Suas escritas mostraram o quanto os alunos são capazes de escrever se expostos a uma didática adequada.
Para a formadora Rosimar Miranda que assessora o trabalho desta escola “é gratificante ver como as professoras inserem em seu trabalho as práticas estudadas na formação, levando os alunos a escrever texto próprio. Isso é significativo porque a experiência foi relatada e mostrada em forma de vídeo para os professores de CI de toda rede municipal, na formação realizada em junho”.
Assinar:
Postagens (Atom)
Certificados dos Encontros Formativos de 2023 - Centro de Formação de Educadores Paulo Freire
LISTA DE CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO XX DIÁLOGO DE SABERES - 2023

-
As orientadoras de estudo, Keila Monteiro e Vania Batista, contam uma experiência didática na alfabetização da E. M. Rotary. Nos iníci...
-
Projeto QUALIFICA SEMEC: valorizando e conectando saberes O Qualifica Semec é um programa de formação continuada destinado aos SERVIDORES...
-
Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...