quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESCRITA DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO

             Escola Pedro Demo foca trabalho na produção de texto pelo aluno. As professoras Ilza Barbosa e Gleysi Sarmento das turmas do CI 2º ano realizaram no mês de maio um trabalho sistemático e organizado com o objetivo de levar seus alunos a produzirem texto.
A sequência didática iniciou com a leitura do texto: A Lenda da mandioca, pela professora e pelos alunos, em seguida foi feita a exploração oral da compreensão leitora pelos alunos.
Como atividade de reescrita do texto, os alunos contaram a lenda para a professora que as escreveu no quadro, diante dos alunos, apontando para os aspectos da textualidade: título, gênero textual, coesão e coerência, pontuação, emprego de letras maiúsculas, segmentação de palavras no texto, flexão de gênero e número, na medida em que escrevia, explicava tais aspectos envolvendo os alunos na atividade.
As palavras extraídas do texto compuseram um glossário, cujas palavras foram lidas e exploradas em diversas atividades, incluindo pesquisa de palavras no dicionário.
Ao final, os alunos fizeram a escrita do texto estudado em grupo. Suas escritas mostraram o quanto os alunos são capazes de escrever se expostos a uma didática adequada.
Para a formadora Rosimar Miranda que assessora o trabalho desta escola “é gratificante ver como as professoras inserem em seu trabalho as práticas estudadas na formação, levando os alunos a escrever texto próprio. Isso é significativo porque a experiência foi relatada e mostrada em forma de vídeo para os professores de CI de toda rede municipal, na formação realizada em junho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos da Formação da Educação Infantil realizada na Jornada Pedagógica 2024.

Encaminhamos os Materiais utilizados na semana de Formação realizada como atividade de Extensão na Jornada Pedagógica de 2024. Link de acess...