quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESCRITA DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO

             Escola Pedro Demo foca trabalho na produção de texto pelo aluno. As professoras Ilza Barbosa e Gleysi Sarmento das turmas do CI 2º ano realizaram no mês de maio um trabalho sistemático e organizado com o objetivo de levar seus alunos a produzirem texto.
A sequência didática iniciou com a leitura do texto: A Lenda da mandioca, pela professora e pelos alunos, em seguida foi feita a exploração oral da compreensão leitora pelos alunos.
Como atividade de reescrita do texto, os alunos contaram a lenda para a professora que as escreveu no quadro, diante dos alunos, apontando para os aspectos da textualidade: título, gênero textual, coesão e coerência, pontuação, emprego de letras maiúsculas, segmentação de palavras no texto, flexão de gênero e número, na medida em que escrevia, explicava tais aspectos envolvendo os alunos na atividade.
As palavras extraídas do texto compuseram um glossário, cujas palavras foram lidas e exploradas em diversas atividades, incluindo pesquisa de palavras no dicionário.
Ao final, os alunos fizeram a escrita do texto estudado em grupo. Suas escritas mostraram o quanto os alunos são capazes de escrever se expostos a uma didática adequada.
Para a formadora Rosimar Miranda que assessora o trabalho desta escola “é gratificante ver como as professoras inserem em seu trabalho as práticas estudadas na formação, levando os alunos a escrever texto próprio. Isso é significativo porque a experiência foi relatada e mostrada em forma de vídeo para os professores de CI de toda rede municipal, na formação realizada em junho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário