segunda-feira, 15 de março de 2010

Provinha Brasil

Formação de professores de CI 2º ano

Começou a chegar no Centro de Formação de Professores da SEMEC o material da Provinha Brasil, enviado pelo Ministério da Educação (MEC), composto pelo Caderno do Aluno, Caderno do Professor, Guia de Aplicação, Passo a passo, Guia de Correção e Reflexões práticas.
Conforme site do MEC, “a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”. Para saber mais acesse: http://portal.mec.gov.br.
De 15 a 19 de março de 2010 será encaminhada às escolas a Provinha Brasil, referente ao primeiro semestre de 2010, a ser aplicada em turmas de CI 2º ano, no período de 05 a 09 de abril, cujos resultados devem ser sistematizados em relatório próprio. O referido relatório, juntamente com a ficha de correção, deve ser encaminhado ao Centro de Formação de Professores até 16 de abril de 2010.
A análise dos resultados da Provinha Brasil 2009 e 2010 será conteúdo da formação de professores de CI 2º ano a ser realizada no Centro de Formação de Professores, com início previsto para 22 de março.
Os professores integrarão grupos de estudo da Expertise 2º ano no dia e horário da Hora Pedagógica. O estudo dos dados da avaliação das crianças, na Provinha Brasil, servirá de base para elaboração de proposta pedagógica para o ensino da leitura e da escrita em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário