quarta-feira, 31 de março de 2010

Expertise em Alfabetização CI 1º ano: estudo focado no problema


O estudo da didática da alfabetização com base nas dificuldades de aprendizagem do aluno será o principal enfoque da pauta da formação de professores do Projeto Expertise em Alfabetização do CI 1º ano, no mês de abril. Com base na análise do texto escrito pelo professor sobre as dificuldades de aprendizagem e dos resultados da avaliação da escrita do aluno, realizada em fevereiro e março, serão apontados conteúdos de ensino e metodologias que conduzem à alfabetização.
A pauta da formação será intensa, pois incluirá: leitura de texto literário (narrativa) pelo formador; estudo de ficha didática com texto e números; análise dos resultados da avaliação de fevereiro e março; estudo dos níveis da psicogênese da alfabetização; avaliação da escrita de crianças; análise de texto próprio sobre problemas de aprendizagem; levantamento estatístico da ocorrência de problemas de aprendizagem na escola; planejamento de sequência didática (semana de aula) com atividades com texto e numerais, destacando o enfrentamento dos problemas de aprendizagem.
Dentre as dificuldades de aprendizagem encontradas, será apontado o que fazer para que as crianças avancem no processo de alfabetização, por exemplo, se as crianças ainda não usam letras, o professor deve explorar o alfabeto móvel em diferentes atividades de linguagem; se as crianças não estabelecem nenhuma relação letra-som, as atividades devem propor que escreva o que fala, ou então, o professor pode explorar cantigas em atividades de leitura e escrita; se na escrita das crianças predomina o uso de vogais, ler e escrever palavras do glossário para que reconheça todas as letras do alfabeto será uma boa atividade; para as crianças que já estabelecem alguma relação letra-som, o professor deve propor atividades que ampliem o repertório de letras dos alunos, explorando letras e sílabas, a partir de palavras do texto; já para as crianças que não escrevem o nome próprio, deve-se trabalhar com o nome da criança, partes e todo. A escolha do que trabalhar com os alunos em sala de aula será feita pelo professor com base nas dificuldades de aprendizagem predominantes em sua turma. Isso norteará a elaboração do planejamento da semana de aula do professor.
Participarão da formação 268 professores e 108 coordenadores pedagógicos, divididos em 9 grupos de estudo, conforme data e local do cronograma abaixo. A meta do projeto é a alfabetização de 6714 crianças de 6 anos até junho.

Cronograma dos encontros de formação

5 de abril e 3 de maio – 8h, na E. M. República de Portugal – Formadoras: Marta Ferreira e Kátia Nina
6 de abril e 4 de maio – 8h, na E. M. Francisco Nunes – Formadoras: Ângela Pereira e Rita Bastos
7 de abril e 5 de maio – 8h, na E. M. Miguel Pernambuco Filho – Formadoras: Socorro Lima e Valéria Risuenho
7 de abril e 5 de maio – 8h, na E. M. Walter Leite Caminha – Formadoras: Socorro Cabral e Madalena
8 de abril e 6 de maio – 8h na E. M. Maria Luiza – Formadores: Isabel Santos e Mauro Domingues
8 de abril e 6 de maio – 8h na E. M. Silvio Leandro – Formadoras: Maricilda Barros e Vera Travassos
8 de abril e 6 de maio – 8h na E. M. Donatila Lopes – Formadoras Cilene Valente e Luiza Pereira
8 de abril e 7 de maio – 8h na E. M. Alfredo Chaves – Formadoras: Izafira Gregianin e Rosimar Miranda
9 de abril e 7 de maio – 8h, na E. M. Ruy da Silveira Brito – Formadores: Elienae Nascimento e Renato Pinto

Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização



Nos dias 29 e 30 de março, ocorreu no Centro de Formação de Professores da SEMEC reunião com os diretores das escolas que iniciarão o Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização - GEEMPA-FNDE-SEMEC. Na reunião foram dadas, pela coordenadora municipal do Programa, profa. Lorena Trescastro, orientações sobre o andamento da ação nas escolas e distribuído o kit do material didático do aluno e de estudo do professor.

Para a implantação do Programa, as turmas devem ser formadas com 25 alunos que avançaram no Ciclo porém não estão ainda alfabetizados. A professora que assumirá a turma foi formada na tecnologia de alfabetização do GEEMPA em fevereiro. Os alunos terão aulas, no contraturno do horário habitual de aulas, durante três meses, três dias na semana (segunda, quarta e sexta-feiras), com três horas de atividades pedagógicas. A terça-feira será dedicada ao planejamento e elaboração de fichas didáticas pela professora e na quinta-feira ela se reunirá em grupo de estudos sobre a metodologia de alfabetização.

Inicialmente os alunos serão avaliados, mediante realização de aula entrevista, para verificar o nível de conceitualização da alfabetização em que os alunos se encontram, essa mesma avaliação será aplicada, pelas professoras, ao final de abril para comparar com a avaliação anterior e verificar os avanços obtidos. Os resultados da aula entrevista, as dificuldades de aprendizagem dos alunos e as didáticas de alfabetização serão estudados na Assessoria que o GEEMPA realizará nos dias 3 e 4 de maio.

A meta da primeira fase do Programa é alfabetizar 1.250 alunos até 30 de junho.

Escolas que iniciam em 05 de abril o Programa de Correção de Fluxo - 1a fase:
Amância Pantoja; Edson Luís; Ernestina Rodrigues; Francisco Nunes;
Alzira Pernambuco; Comandante Klautau; Ida Oliveira; Maria Luiza Pinto do Amaral;
Palmira Gabriel; Maria Stellina Valmont; Parque Amazônia; Solerno Moreira;
Augusto Meira; Cordolina Fontelles de Lima; Florestan Fernandes; Gabriel Lage;
Maria Amoras de Oliveira; Walter Leite, Silvio Nascimento;
Alfredo Chaves; Liceu do Paracuri; Madalena Raad;
Donatila Lopes; Maroja Neto, República de Portugal; Terezinha Souza;
Ciro das Chagas Pimenta; Paulo Freire; Maria Heloisa de Castro; Silvio Leandro.

sábado, 20 de março de 2010

Expertise em alfabetização CI 2o e 3o ano

Expertise CI 2o ano - 22 a 25 março, no Centro de Formação de Professores

Segunda-feira 22 de março inicia a formação mensal para os professores de CI 2o ano, no Centro de Formação de Professores (Alameda Dona Maria Leopoldina, 167 - próximo a SEMEC), e segue durante a semana terça-feira (23), quarta-feira (24) e quinta-feira (25).
Nestes quatro dias, serão formados grupos de estudos nos três turnos das 7h30 às 11h; das 11h30 às 15h; das 15h30 às 19h. A pauta da formação se repetirá todos os dias e horários.
Os professores de CI 2o ano devem vir, apenas, no dia e no horário da sua Hora Pedagógica.
Os temas do primeiro encontro serão: Avaliação para a aprendizagem, Provinha Brasil, Instrumentos de avaliação em escrita e matemática, Leitura e escrita de texto, Jogos para o ensino da matemática.

Expertise CI 3o ano - 25 a 31 março, no Centro de Formação de Professores

Nos dias 25 março (quinta-feira), 29 (segunda-feira), 30 (terça-feira) e 31 (quarta-feira) será a formação mensal para os professores de CI 3o ano. Do mesmo modo, haverá grupos de estudos nos três turnos das 7h30 às 11h; das 11h30 às 15h; das 15h30 às 19h. Os professores de CI 3o ano devem vir no horário da Hora Pedagógica.
A pauta do encontro será: Avaliação para a aprendizagem, Instrumentos de avaliação em escrita e matemática, Leitura e escrita de texto, Jogos para o ensino da matemática.
No primeiro encontro de formação será entregue aos professores o Compêndio de textos Expertise em Alfabetização, com orientações didáticas para subsidiar o planejamento das aulas e melhorar a alfabetização nas escolas municipais de Belém.
Esta é mais uma ação que o Programa ECOAR desenvolverá nas escolas. A formação é para os professores, mas o foco principal é a aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Provinha Brasil

Formação de professores de CI 2º ano

Começou a chegar no Centro de Formação de Professores da SEMEC o material da Provinha Brasil, enviado pelo Ministério da Educação (MEC), composto pelo Caderno do Aluno, Caderno do Professor, Guia de Aplicação, Passo a passo, Guia de Correção e Reflexões práticas.
Conforme site do MEC, “a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”. Para saber mais acesse: http://portal.mec.gov.br.
De 15 a 19 de março de 2010 será encaminhada às escolas a Provinha Brasil, referente ao primeiro semestre de 2010, a ser aplicada em turmas de CI 2º ano, no período de 05 a 09 de abril, cujos resultados devem ser sistematizados em relatório próprio. O referido relatório, juntamente com a ficha de correção, deve ser encaminhado ao Centro de Formação de Professores até 16 de abril de 2010.
A análise dos resultados da Provinha Brasil 2009 e 2010 será conteúdo da formação de professores de CI 2º ano a ser realizada no Centro de Formação de Professores, com início previsto para 22 de março.
Os professores integrarão grupos de estudo da Expertise 2º ano no dia e horário da Hora Pedagógica. O estudo dos dados da avaliação das crianças, na Provinha Brasil, servirá de base para elaboração de proposta pedagógica para o ensino da leitura e da escrita em sala de aula.

terça-feira, 9 de março de 2010

Tecnologia de correção de fluxo


Belém sediou, de 23 a 27 de fevereiro de 2010, na Faculdade Ipiranga, o Curso do Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização GEEMPA/FNDE/SEMEC, com programação intensiva, sob orientação da Profa. Dra. Esther Pillar Grossi, para formação de professores na tecnologia de alfabetização do GEEMPA - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, com sede em Porto Alegre – RS (saiba mais em: www.geempa.org.br). O foco da tecnologia é alfabetização em 3 meses.

Além de Belém, com 157 participantes, participaram do Curso professores de outros municípios paraenses: Anajás (15), Bagre (09), Garrafão do Norte (04), Inhangapi (04), Moju (12), Nova Esperança do Piriá (02), São Franscisco do Pará (03), São Sebastião da Boa Vista (05), Santarém Novo (04), Soure (05), Tucuruí (11). O curso contou com a participação de 231 professores. Esses professores atuarão nas turmas do Programa nas escolas municipais.

Para estudar aula entrevista, houve momentos em que o curso contou com a participação de 125 alunos de CI 1o. ano das escolas municipais de Belém: Ernestina Rodrigues, Rui Brito, U. P. Bom Jardim, U.P. São Franscisco de Assis.

O programa visa reintegrar alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. Os alunos permanecem frequentando as aulas de suas turmas regulares, mas passam a integrar, durante três meses, uma nova turma com 25 alunos que estão no mesmo nível de conhecimentos, isto é, com um núcleo comum de competências. Esta nova turma tem três aulas semanais com a duração de três horas no turno inverso ao de sua classe regular. Os responsáveis por elas devem realizar em cada semana uma reunião de estudos sobre a metodologia em uso e num quinto dia de cada semana fazer o preparo de fichas e de materiais didáticos próprios para seus alunos.

A tecnologia do Geempa implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa. Eles devem ser apoiados pelos supervisores, orientadores, coordenadores que também foram convocados a se formarem nesta metodologia.

O objetivo da tecnologia consiste em acertar o passo das aprendizagens escolares a partir do seu limiar fundamental, que é a aquisição da leitura e da escrita de um texto.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PROJETO EXPERTISE EM ALFABETIZAÇÃO 2010


Com a meta de alfabetizar as crianças de 06 anos, matriculadas nas escolas da SEMEC/Belém, até junho, em 2010, os encontros de formação de professores de CI 1º ano acontecem de 04 a 11 de fevereiro, das 8h às 12h, conforme cronograma abaixo.

Fevereiro:
04 – Donatila Lopes, formadoras: Cilene, Luiza e Vania
05 – Alfredo Chaves, formadoras: Izafira e Rosimar
05 – Ruy Brito, formadores: Elienae e Renato
08 – República de Portugal, formadoras: Marta e Vania
09 – Walter Leite Caminha, formadoras: Socorro Cabral e Madalena
09 – Francisco Nunes, formadoras: Ângela e Rita
10 – Miguel Pernambuco, formadoras: Socorro Lima e Valéria
11 – Silvio Leandro, formadoras: Maricilda e Vera
11 – Maria Luiza Pinto da Amaral, formadores: Lucia, Mauro e Isabel

No primeiro encontro mensal de formação serão tratadas as diretrizes do Projeto, a metodologia da avaliação da aprendizagem e as bases teórico-metodológicas do material do aluno, envolvendo atividades de alfabetização em escrita e matemática.

Eixos do projeto:
I - Alfabetização de crianças em um ano;
II - Didáticas que promovam a aprendizagem;
III - Avaliação como suporte para a intervenção no processo de aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática.

Atividades da Expertise:
I - Encontros de formação mensais;
II – Assessoramento à prática docente nas escolas;
III – Formação de grupos de estudos nas Horas Pedagógicas;
IV - Avaliação mensal da aprendizagem dos alunos.

Cronograma de Março:
02 – Alfredo Chaves, formadoras: Izafira e Rosimar
03 – Miguel Pernambuco, formadoras: Socorro Lima e Valéria
04 – Silvio Leandro, formadoras: Maricilda e Vera
04 – Donatila Lopes, formadoras: Cilene, Luiza e Vania
05 – Ruy Brito, formadores: Elienae e Renato
08 – República de Portugal, formadoras: Marta e Vania
09 – Walter Leite Caminha, formadoras: Socorro Cabral e Madalena
09 – Francisco Nunes, formadoras: Ângela e Rita
11 – Maria Luiza Pinto da Amaral, formadores: Lucia, Mauro e Isabel

Participem dos encontros e aprofundem estudos sobre a metodologia do Projeto com seus colegas nos grupos de estudos nas Horas Pedagógicas.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Início do ano letivo 2010: 21 de janeiro


Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.
Desejamos aos professores e alunos das escolas municipais de Belém um ano de muitas aprendizagens. Bom início do ano letivo!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Provinha Brasil

A Provinha Brasil, enviada pelo Ministério da Educação-MEC, a ser aplicada em turmas de CI 2o ano, já chegou na SEMEC - Secretaria Municipal de Belém e começou a ser distribuída às escolas.
O material encaminhado à escola deve ser estudado por professores e coordenadores pedagógicos para a aplicação das provas. A prova deverá ser aplicada, preferentemente, nas mesmas crianças que fizeram a 1a. avaliação.
Após a correção das questões, deverá ser preenchida planilha com a sistematização dos dados.
Esta planilha deve ser entregue até 17 de dezembro, para os formadores do ECOAR ou no Centro de Formação de Professores.

Programa de Correção de Fluxo Escolar

A SEMEC (Secretaria Municipal de Educação) aderiu ao Programa de Correção de Fluxo, política nacional do MEC (Ministério da Educação), a ser realizada em 2010. O anúncio foi feito na reunião de diretores, em 01 de dezembro de 2009.
A correção de fluxo destina-se a alunos da rede municipal, que mesmo sem saber ler nem escrever frequentam turmas de CII, CIII, CIV, além dos que estão matriculados no CI a três anos mas não se alfabetizaram. Estes alunos continuam matriculados regularmente, mas passam a frequentar no contraturno, durante três meses uma turma específica de alfabetização.
O Programa consiste em cursos de formação de professores alfabetizadores, aulas no contraturno escolar três dias da semana no decorrer de três meses, material didático adequado. A primeira etapa iniciará em fevereiro a abril, o curso para os professores está previsto para 18 a 22 de janeiro e será ministrado pelo GEEMPA-Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, com sede em Porto Alegre-RS .
O professor que assumir a turma de correção de fluxo será remunerado pela SEMEC (100h), durante 3 meses. Este terá que participar do curso de formação.
Trata-se da operacionalização de uma medida que é absolutamente indispensável em âmbito nacional, face ao equívoco de promoção de alunos sem os pré-requisitos de enturmação na estrutura escolar, baseada na frequência e não na aprendizagem, decorrente do entendimento equivocado da LDB.

Para aderir ao Programa a escola deve: identificar os alunos que frequentarão a turma de Correção de Fluxo (incluir alunos da escola e UPs); indicar professor para assumir a turma; prover local para funcionamento da turma. Para isso, as escolas devem entregar a planilha, distribuída na reunião de diretores, no Centro de Formação de Professores ou na reunião de diretores até 15 de dezembro.
Mais informações sobre o Programa: www.geempa.org.br

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VIII Encontro de Coordenadores Pedagógicos


Aconteceu em 25 de novembro de 2009, das 8h às 12h, no auditório do NIED, o VIII encontro de formação do Projeto Expertise em Leitura e Produção de Textos. O encontro contou com a presença de 60 coordenadores pedagógicos e 8 formadores do Projeto Expertise.
No encontro criou-se uma ambiência de diálogo para tratar da avaliação da escrita de textos pela crianças, os coordenadores analisaram o resultado da avaliação final, realizada em novembro, em relação à produção escrita feita em abril, pelas mesmas crianças de CI 2o e 3o anos.
Destacaram avanços, principalmente a melhoria das produções dos alunos que estão no final do Ciclo. Mesmo as crianças que ainda não escrevem alfabeticamente já se apropriaram de elementos próprios da textualidade, contataram os CPs. Ao avaliar, consideraram as crianças mais receptivas ao ouvir e reescrever a história, o que demonstra que a prática de reescrita de textos já é uma prática nas turmas de CI.
Com base nas exposições dos CPs, apontou-se a necessidade de realizar nas HPs uma devolutiva da análise das produções dos alunos, com os professores na escola, para que constatem avanços obtidos e em que aspectos ainda podem trabalhar este ano e no próximo para que as crianças se tornem produtoras de textos.
Discutiu-se a problemática da retenção dos alunos no CI, enfatizando que o processo de aprendizagem é o foco da avaliação no Ciclo. A rigor no decorrer do Ciclo, não há retenção, destacaram as Coordenadoras do Expertise. Segundo a legislação, a avaliação deve se pautar no aproveitamento e na frequência.
Os Cps expuseram questões sobre o contexto de suas escolas em relação à retenção, destacando problemas de baixa frequência de alguns alunos, o que para eles leva a não aprendizagem e retenção. Outros enfatizaram a importância de se antecipar ao problema: cuidando da aprendizagem e intervindo junto às famílias e ao Conselho Tutelar para que as crianças frequentem regularmente a escola.
A discussão, que não se esgotou no encontro, colocou a mostra as dificuldades que a escola tem em lidar com a situação de alunos com problemas de baixa aprendizagem e frequência. Este problema deve ser tratado pela SEMEC, conjuntamente com o Conselho Municipal de Educação, recomendaram os CPs.
Foi feito estudo sobre Projetos, de uma entrevista da Délia Lerner, que consta no Compêndio dos coordenadores (p. 71-74). Recomendou-se que este estudo também seja feito na escola, na jornada pedagógica no início do ano, para fundamentar o planejamento docente de bons projetos de leitura e escrita a serem desenvolvidos no CI em 2010.
Após a avaliação escrita da formação, pelos Cps, o último encontro do Projeto em 2009 finalizou com a interpretação do texto literário: Três Velas, de Flávia Savary e a exibição do filme do Projeto, mostrando a trajetória da formação em 2009.
Na avaliação, os CPs destacaram pontos fortes da formação: "construção da aprendizagem tanto nossa quanto dos professores e alunos"; "troca de experiência, estudo, avaliação da aprendizagem e da atuação na escola com relação ao ensino-aprendizagem"; "o investimento na leitura e na escrita"; "trabalhar nossas demandas"; "momento de formação específico do coordenador"; "metodologia é o ponto forte"; "material rico em conteúdo e equipe compromissada"; "o carinho do Grupo-base aos coordenadores, tornando os encontros produtivos e agradáveis"; "a escolha do material de estudo e o compêndio"; "o retorno às inquietações dos CPs"; "olhar sempre inovador (do expertise) frente a um assunto que parece rotineiro".
Agradecemos a interlocução estabelecida em 2009 e esperamos realizar um bom trabalho em 2010.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009



Professores do CI 1o ano produzem material didático próprio.

A produção de material didático próprio pelos professores é fundamentada no estudo e orientações dadas no Projeto Expertise em Alfabetização. É muito bom chegar na sala de aula, no assessoramento, e se deparar com as práticas de alfabetização resultantes das condições didáticas criadas no espaço de formação docente, salientam as formadoras Vania e Cilene.
Os conteúdos da formação, presentes no compêndio da Expertise e estudados mensalmente nos encontros, fazem sentido para os professores, porque modificam e ampliam as possibilidades de atuação profissional com vistas ao alcance da alfabetização das crianças. Isso demonstra que os professores aplicam na sala de aula o que estudam na formação, diz a coordenadora do Programa, profa. Lorena.
Em Mosqueiro, na Escola Lauro Chaves as professoras Rosileusa e Maria da Paz organizaram material utilizando rótulos e embalagens na alfabetização. As professoras Santana e Rosângela, da Escola Ana Barreau, produziram um material didático com o alfabeto em sacos coloridos para as crianças formarem palavras em grupos. Na escola Remígio Fernandes, as professoras Ana Cristina, Alice e Ivete recriaram as fichas didáticas da sequência da Matinta com outras atividades. As professoras Nazaré, Adelaide, Vera e Angela, do Donatila Lopes, exploraram novas atividades, para serem realizadas em casa pelas crianças, com base na sequência didática da Festa Junina.
No Maroja Neto, o projeto conta com o envolvimento das professoras de informática e sala de leitura, Gelda e Hermínia, respectivamente, com atividades alfabetizadores em consonância com o que as professoras Juçara e Maria da Graça realizam em sala de aula, com acompanhamento da coordenadora Silvia. Textos na alfabetização são muito explorados pelas professoras Natalina e Ivone, no Angelus Nascimento, com apoio da coordenadora Gorete e da diretora Elaine que participam das Horas Pedagógicas na escola. Os professores Silvio, Jerci, Luzia e Leina, do Abel Martins, se unem na elaboração de propostas alfabetizadoras, avaliando regularmente o processo de alfabetização das crianças.
Como as professoras de Mosqueiro trabalharam com afinco as sequências didáticas propostas pelo Projeto Expertise, elas conseguiram reduzir o quantitativo de pré-silábicos e aumentar significativamente o quantitativo de alunos alfabéticos, em novembro.
Com esse trabalho, hoje, as sete escolas da Ilha de Mosqueiro apresentam os melhores resultados de Belém. Ao mesmo tempo fornecem pistas importantes de como alfabetizar todos os alunos de 6 anos em um ano, que é a meta do Expertise.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

3ª Mostra de Saberes SEMEC




A 3ª Mostra de saberes do ensino Fundamental e EJA realizada no último sábado 14 de novembro na Praça dos Artistas(CENTUR) foi um sucesso, isso era traduzido através da alegria e espontaneidade com que professores e alunos expuseram dramatizações, poesias, maquetes, paineis, artesanato, esculturas e pinturas, cada stande era um aprendizado.

O Centro de Formação parabeniza todas as escolas pelo êxito nas apresentações e também sente-se participe deste processo a medida em que viu presente em várias apresentações as orientações pedagógicas e sequências didáticas presentes no Projeto Expertise em Alfabetização.

Parabéns a coordenação do evento, que todo o potencial pedagógico demonstrado nas apresentações faça a diferença necessária para que todos os alunos possam aprender.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Inclusão digital


Inicia hoje no Centro de Formação de Professores o Curso de Introdução à Informática, para os funcionários de Serviços Gerais e Recepção, sobre: editor de texto e Internet, ministrado pelo Técnico de Informática Vicente Dória.
No curso irão aprender a utilizar Word como ferramenta de trabalho, explorando suas funcionalidades. "Este curso será útil para incentivar os funcionários a voltar a estudar e a se preparar para futuros concursos, visando sua promoção", diz Vicente.
O curso foi uma iniciativa da coordenação do Centro para favorecer a inclusão digital de seus funcionários. "É uma ideia que pode ser implementada nas escolas", diz a coordenadora do Centro, Profa. Lorena Trescastro

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terça-feira, 3 de novembro de 2009

Expertise é tempo de aprender

Os encontros de formação a serem realizados em novembro nas escolas buscam refletir sobre o tempo de aprender do professor alfabetizador e do aluno em processo de alfabetização.

A análise dos dados da avaliação de outubro mostra um quantitativo grande de alunos na condição de silábico e silábico-alfabético. Este quadro precisa avançar para o alcance da meta: todos alfabéticos até o final do ano. Para isso a intervenção docente precisa se qualificar para que as crianças compreendam o sistema alfabético da escrita.

No encontro serão feitos relatos de práticas de alfabetização bem sucedidas, análise dos dados da avaliação de outubro, definição de metas, estudo e planejamento de semana de aula, focalizando a didática do silábico e do alfabético.

Agenda de encontros:

03.11 - Alfredo Chaves
04.11 - Donatila Lopes
05.11 - Centro de Formação de Professores
06.11 - Francisco Nunes
09.11 - República de Portugal
10.11 - Walter Leite Caminha
11.11 - Miguel Pernambuco Filho
12.11 - Maria Luiza Pinto do Amaral
13.11 - Rui da Silveira Britto

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lançamento do compêndio dos coordenadores



O VII encontro de formação do Projeto Expertise em Leitura e Produção de Textos: formação de formadores realizado hoje, no auditório do NIED, contou com a participação de 60 coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Belém. No encontro foi feito estudo sobre práticas de avaliação e revisão de textos, evidenciando a atuação de professores e coordenadores para o alcance da aprendizagem do aluno.

Com a presença da Secretária Municipal de Educação, Profa.Therezinha Moraes Gueiros, foi lançado o compêndio do Projeto que reúne uma coletânea de textos para serem estudados pelos coordenadores em encontros mensais de formação continuada. Além de textos literários, o compêndio traz quinze textos de estudo. Eles tratam sobre formação de professores, conteúdos da alfabetização, concepções da criança sobre a escrita, práticas de leitura, produção de textos, projetos, revisão de textos e avaliação do texto da criança.

Estes textos trazem contribuições para que o coordenador atue como formador de professores e organize pautas de estudo nas Horas Pedagógicas, sobre o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita e acompanhe o trabalho docente desenvolvido na escola, em turmas de Ciclo I, correspondente aos três primeiros anos do Ensino Fundamental de 9 anos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Parabéns Professores!






O Centro de Formação de Professores da SEMEC reuniu, em sua nova sede, em outubro, os professores do Projeto Expertise em Alfabetização para participarem do Circuito de Aprendizagem e do Lançamento do Compêndio da Expertise.

O encontro, em homenagem ao dia do professor, iniciou com ginástica laboral, em seguida os professores foram convidados a participar do Circuito de Aprendizagem, nos espaços: laboratório de informática, biblioteca e sala de jogos, sob orientação dos formadores do Grupo-base.
Com os computadores, tiveram acesso ao blog da expertise, site do MEC e Plataforma Freire. Quem não tinha E-mail, pode criá-lo. Durante a atividade de leitura, exploraram o acervo concedido pelo Prêmio Além das Letras em 2008 ao Programa ECOAR. Na sala de jogos participaram de atividades de alfabetização e matemática.

Terminado o Circuito, os professores assistiram ao vídeo sobre o andamento do Projeto Expertise e receberam o Compêndio, após a leitura da apresentação da Secretária Municipal de Educação, Profa. Therezinha Moraes Gueiros, pela coordenadora do Programa Ecoar, Profa. Lorena Trescastro.
No final, também foram sorteados livros literários, concedidos pelo Sismube, e confraternizado com um brunch. Esta programação foi uma homenagem aos alfabetizadores das escolas públicas municipais de Belém pela passagem do dia do professor.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vale a pena assistir


O anjo azul
Adeus, Mr. Chips
Ao mestre com carinho
Conrack
Um diretor contra todos
Nenhum a menos
O sorriso de Monalisa
Sociedade dos poetas mortos
Clube do imperador
O preço do desafio
O céu de outubro
Meu nome é Rádio
Mr. Holland – Adorável professor

O que estes filmes têm em comum?
São lindos em seu conteúdo. Todos eles têm como personagem um professor.
Neste mês de outubro, assista a, pelo menos, um deles com seus colegas na escola.

Feliz dia do professor!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Feliz Círio!


Hoje pela manhã soaram os sinos da Basílica anunciado a presença de Nossa Senhora e emocionando a todos que corriam para vê-la.

Que este espírito de alegria, amor e fé nos una, fortalecendo o que temos de melhor.

Formadores do ECOAR

Certificados dos Encontros Formativos de 2023 - Centro de Formação de Educadores Paulo Freire

  LISTA DE CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO XX DIÁLOGO DE SABERES - 2023